Procurar
Close this search box.

Mercado Local inaugurado nos Três Povos

A Junta de Freguesia dos Três Povos, no concelho do Fundão, e a Câmara daquela cidade, inauguram no sábado, 30, pelas 19 horas, o Mercado Local daquela aldeia, um investimento de cerca de 100 mil euros que vai dar apoio aos produtores locais e da região.

“A obra total ficou em cem mil euros. A Junta de Freguesia comparticipou com cinquenta mil euros, a Câmara Municipal do Fundão, com vinte cinco mil euros e a RUDE (Associação de Desenvolvimento Rural) com o mesmo valor. Agradecemos, desde já, às duas entidades, já que sem elas nada disto seria possível” explica ao NC Luís Cerdeira, presidente da Junta de Freguesia. Para celebrar a efemeridade, no âmbito da inauguração, a autarquia promove entre sexta-feira e domingo a I Edição do Festival Gastronómico dos Três Povos. “Vai ser uma iniciativa com a nossa marca”, adianta Luís Cerdeira.

“O Mercado Local dos Três Povos vai ajudar-nos a centralizar e a reunir esforços para que possamos potencializar o nosso território. Pretendíamos encontrar um espaço digno para o escoamento dos nossos produtos e de ajuda a todos produtores, assim como a realização de certames ligados à génese dos Três Povos. Quero dizer-vos que a nossa freguesia já tem uma marca registada, “Três Povos”. Com esse registo, pretendemos valorizar colectivamente os nossos saberes, os nossos produtos, como o mel, o pêssego, o azeite, o queijo, pois tudo o que se produz nestas terras fartas tem um sabor diferente, tem o respeito e o carinho de todas as pessoas. É nosso dever, de cada um de nós, divulgar a nossa marca, em uníssono, para que consigamos atingir o nosso objectivo: tudo o que se produz nos Três poder ter certificado de qualidade” garante o autarca local.

A Junta de Freguesia lançou o desafio a cerca de 18 produtores para participarem na I Edição do Festival Gastronómico dos Três Povos. “Quanto ao programa oficial, neste certame ligado aos produtos endógenos, tendo em conta a vontade de todos os produtores e da própria população dos Três Povos, é diversificado e vai ao encontro de todas as faixas etárias. No mercado irão existir pontos de venda onde estarão representados diversos produtores dos Três Povos e fora da Freguesia. Uma das grandes novidades do festival é um evento de live cooking, utilizando os ingredientes da nossa terra. Queremos que este Festival seja a montra e o rosto da nossa aldeia, que represente o esforço colectivo das nossas populações, pois essa é a nossa matriz. O espaço que vamos inaugurar terá um papel determinante para o escoamento dos nossos produtores, de forma organizada. Desde o concorrente do Master Chef, RTP1, Telmo Martins, até à Fadista Raquel Maria, concorrente do All Together Now, TVI; não esquecendo, a nossa Band & Tarola, bem como o Grupo de Bombos e Cantares dos Três Povos, entre outros convidados. Vão ser três dias de festa e de promoção da nossa terra. Vamos ter produtores de fruta, chanfana, mel e queijo. Queremos realizar a I Feira de gado caprino e ovino no mercado. Esse é um dos nossos objectivos – calendarizar as vendas de produtos” assegura Luís Cerdeira

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã