Procurar
Close this search box.

Minas da Panasqueira investem 3,5 ME em central fotovoltaica

As Minas da Panasqueira vão investir 3,5 milhões de euros para criar uma central fotovoltaica de produção de energia, o que permitirá reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e os custos energéticos.

“Trata-se de um investimento muito relevante em todos os aspectos, desde logo porque nos permite continuar a contribuir muito positivamente para a redução das emissões de CO2. Ou seja, a empresa mantém e reforça a sua actuação no sentido de manter negativo o balanço das emissões de gases com efeito de estufa”, revela à agência Lusa António Corrêa de Sá, administrador da Beralt Tin and Wolfram, empresa que detém a concessão desta exploração mineira de volfrâmio.

Segundo acrescenta, a Beralt Tin and Wolfram já procedeu à assinatura do contrato de adjudicação desta central, que será constituída por 6.642 painéis e terá uma potência instalada de 2,52 megawatt-pico (MWp). Enquadrada no regime de unidade de produção para autoconsumo, esta central deverá começar a produzir energia verde dentro de seis a 12 meses e também permitirá uma poupança ao nível dos custos energéticos da empresa, estando prevista a substituição de 21,5% das necessidades energéticas actualmente consumidas da rede.

A central fotovoltaica será instalada nos terrenos da empresa, junta da lavaria de processamento dos minérios, com injecção directa na subestação da Barroca Grande, localizada na Aldeia de São Francisco de Assis e que também é propriedade da empresa. O impacto ambiental através da redução da emissão de gases com efeito de estufa é uma das mais-valias destacadas pela empresa, que, devido à “vasta área de plantação de árvores”, já regista actualmente mais captura e armazenamento de CO2 do que emissões.

Com o novo investimento, a empresa quer manter a trajectória, estimando que deixem de ser emitidas aproximadamente duas mil toneladas de CO2 por ano, o que é equivalente à plantação de cerca de 50 mil árvores.

Leia artigo completo na edição em papel do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã