Procurar
Close this search box.

Modatex encerra concurso de moda sustentável

A delegação da Modatex da Covilhã acolhe sexta-feira, 10, pelas 21 horas, o desfile final da terceira edição do concurso de upcycling Tea&Cheese, promovido por este centro de formação profissional da indústria têxtil, numa cerimónia em que serão também atribuídos prémios aos coordenados vencedores.

Um concurso em que, segundo a organização, os concorrentes tiveram “total liberdade” relativamente ao tema escolhido, dando sempre “um forte enfâse ao Upcycling como conceito-chave do evento”, técnica que consiste em criar roupas novas a partir da reutilização e do reaproveitamento de outras peças ou sobras de tecidos, entre outros.

O concurso Tea&Cheese assenta na “sensibilização e consciencialização para a necessidade de prolongar o ciclo de vida das peças de vestuário”, incentivando, assim, a sustentabilidade e a economia circular. É organizado pela delegação da Covilhã do Modatex, em parceria com a UBI e a Câmara Municipal, e está inserido no projeto ‘Covilhã Cidade Criativa Design’ da rede UNESCO.

Esta edição contou com um número recorde de participantes: 59 candidatos, num total de 81 coordenados a votação. Com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, os candidatos são provenientes de 36 localizações geográficas de norte a sul do país, sendo que a Covilhã detém o maior número de participantes, 15. De destacar ainda que 45 dos 59 participantes não são profissionais da área têxtil.

Para José Manuel Castro, diretor-geral do Modatex citado em nota de imprensa, “iniciativas como esta são essenciais nos dias que correm. A sustentabilidade é uma temática cada vez mais relevante em todos os setores de atividade e cabe-nos a nós, como principal centro de formação da indústria têxtil, promover estas ideias e valores junto dos profissionais e futuros profissionais que temos vindo e que continuaremos a formar”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã