“Movimento Vencer e Viver” retoma actividades na Covilhã

Após dois anos de paragem face à pandemia, núcleo de ajuda a mulheres com cancro da mama retoma actividades no hospital
0
197

O Movimento Vencer e Viver (MVV) na Covilhã retomou esta semana as suas actividades, enquadrado no âmbito do voluntariado de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O núcleo desenvolverá acções diversas às terças-feiras, das 10 às 12h30 e das 14 às 17 horas, anuncia a Liga Portuguesa contra o Cancro.

“A retoma de atendimento presencial no âmbito do Movimento Vencer e Viver, nas várias extensões da Região Centro, tem ocorrido de acordo com um Plano de Desconfinamento e reabertura gradual destes serviços, por motivos decorrentes da pandemia por COVID-19. Lembramos que, nomeadamente durante os períodos de confinamento e estado de emergência, o Núcleo Regional do Centro da LPCC cumpriu as adaptações dos serviços que presta, enquanto actividade autorizada, com serviços mínimos” frisa em comunicado.

O MVV é um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Enquadrado no âmbito do voluntariado de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, desenvolve acções diversas, como: disponibilização de apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e seus familiares; visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos nos hospitais com os quais a LPCC estabeleça protocolos de colaboração; desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das mulheres com cancro da mama (próteses mamárias, suportes (soutien), fatos-de-banho ortopédicos, cabeleiras e outros materiais a preços mais reduzidos); apoio psicológico e social especializado (profissional), entre outros.

Na Região Centro, a Liga dispõe das seguintes Extensões do Movimento Vencer e Viver: Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã e Leiria.  Na Covilhã, a extensão do MVV está inserida no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira – Hospital Pêro da Covilhã (Serviço de Ginecologia).

Comments are closed.