NC: um exemplo de jornalismo regional e de superação

Um jornal centenário, que ao longo destes anos se tem vindo a assumir como um importante contributo para a coesão e o desenvolvimento da região da Cova da Beira
0
234

Paulo Fernandes*

A passagem dos 102 anos do Notícias da Covilhã (108 anos de existência tendo em conta o início como A Democracia) reveste-se de enorme simbolismo para a imprensa regional.

A janeiro de 1913 surgiu um novo jornal no panorama regional com a designação de A Democracia, um nome que se manteve durante seis anos e que, a 19 de maio de 1919, deu lugar à primeira edição do Notícias da Covilhã.

Sendo o título mais antigo na região ainda nas bancas, o Notícias da Covilhã tem uma história única, sendo um exemplo do jornalismo regional, de transformação e de superação.

Ao longo dos anos, o jornal cresceu e conquistou um lugar de destaque no panorama da imprensa regional e, inclusive, nacional.

De inspiração cristã, o Notícias da Covilhã implementou-se como uma das referências noticiosas no eixo Guarda – Castelo Branco, tornando-se numa ferramenta que aproximou estes centros, servindo as populações e cimentando a consciência cívica e a cidadania da sociedade.

Desde a sua fundação, o jornal Notícias da Covilhã esteve imbuído de valores e atributos essenciais para o jornalismo, informando com rigor, imparcialidade, independência, verdade, compromisso, democracia e liberdade.

O caminho trilhado patenteia todos esses ensinamentos essenciais para uma informação de qualidade e de serviço público que deve nortear a nobre missão de informar.

Numa altura adversa, de extrema dificuldade, como esta que enfrentamos, é notória a relação que o jornal tem continuado a pautar com os seus leitores, nunca abdicando desses valores que constituem os pilares da sua criação.

Neste contexto complexo para a sociedade e, particularmente para a Comunicação Social, é de louvar o trabalho deste jornal centenário, que ao longo destes anos se tem vindo a assumir como um importante contributo para a coesão e o desenvolvimento da região da Cova da Beira.

Neste aniversário, como Presidente da Câmara Municipal do Fundão e como leitor, quero desejar o maior sucesso e agradecer todo o trabalho realizado em prol da comunidade beirã.

Parabéns a todos os quanto contribuíram e contribuem diariamente para o desenvolvimento deste semanário. Parabéns Notícias da Covilhã.

*presidente da Câmara Municipal do Fundão

Comments are closed.