Procurar
Close this search box.

Pastel de molho promovido em festival

A Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, em articulação com a Câmara da Covilhã e Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), promove nos dias 1 e 2 de Julho, no Jardim das Artes, a primeira edição do Festival do Pastel de Molho da Covilhã.

Segundo a organização, uma ideia que surgiu quando o pastel passou a ter marca certificada, e que visa a sua divulgação, mas também a consciencialização, nomeadamente entre os mais novos, nas escolas, da importância de um produto que é único no País. Nos jardins-de-infância, as crianças foram desafiadas a criar trabalhos sobre esta iguaria típica, que serão expostos durante o festival.

Entre 27 e 30 de Junho, na cidade, serão quatro os restaurantes que irão confeccionar esta iguaria e oferecer a clientes, com o molho da confraria.

Ao longo do festival, além da gastronomia, haverá animação musical, com grupos locais e no dia 27, às 16 horas e 30, na sede da AECBP, decorrerá a palestra “Valorizar os produtos tradicionais”.

Paulo Carvalho, da Confraria do Pastel de Molho realça “a importância da iniciativa que alia o carácter educativo à promoção do Pastel de Molho através de um reforço da identidade deste produto endógeno”. Paulo Carvalho sublinha ainda “a importância de envolver os restaurantes da cidade neste processo de divulgação do Pastel de Molho através de várias provas degustação”.

Para a vereadora com o pelouro da cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, esta iniciativa representa “mais uma etapa na divulgação deste produto típico da Covilhã que deve ser valorizado como um elemento da identidade colectiva”, uma ideia partilhada pelo representante da Associação Empresarial da Covilhã Belmonte e Penamacor, Luís Santos, que aproveitou para recordar a sua vasta experiência na divulgação do Pastel de Molho e desafiou a Confraria a “levar a promoção do Pastel aos concelhos vizinhos, nomeadamente os que integram a Associação Empresarial”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã