Procurar
Close this search box.

Pelas cores do outono

Rota dos Castanheiros decorre dia 5 de novembro no concelho do Fundão

A Rota dos Castanheiros, caminhada que percorre os trilhos da Serra da Gardunha e culmina com um magusto comunitário, em Alcongosta, Fundão, realiza-se dia 5 de novembro e completa 25 anos.

“Esta é uma forma de viver e de manter esta tradição”, sublinha, ao NC, o presidente da Gardunha Viva, Nelo Abrantes, que tem já agendadas excursões de Tomar, de Lisboa e de Peniche, além de a iniciativa contar habitualmente com um grupo numeroso de alunos estrangeiros a estudarem na Covilhã e em Castelo Branco, que ficam surpreendidos não apenas com as cores de outono e com o convívio, mas também especialmente com o magusto no centro da aldeia e tudo o que lhe está associado, desde a jeropiga à discrição até às caras pintadas de negro.

Segundo o responsável da Gardunha Viva, que promove a iniciativa em parceria com a Junta de Freguesia de Alcongosta, “esta é uma caminhada que começa com o pequeno-almoço, tem reforço, almoço e termina com o magusto tradicional, no meio da comunidade e toda essa envolvência, muita animação, que deverá ser reforçada, e dali toda a gente sai enfarruscada”.

Apesar de a mancha de castanheiros na Serra da gardunha ser cade vez menor, e de as emblemáticas árvores na Avenida da Casa do Guarda estarem a ser alvo de tratamento para uma praga, a intenção é passar por essas zonas de castanha e por os participantes em contacto com as cores da estação.

“Há a época da cereja, há as cerejeiras em flor e estas são as cores do outono, é uma oportunidade de as pessoas terem uma outra vista das cerejeiras, uma outra forma de descobrirem a Serra da Gardunha”, realça Nelo Abrantes.

Devido às limitações logísticas, o limite máximo de participantes foi fixado nas 300 pessoas.

A concentração está agendada para as 08:30, na sede da Junta de Freguesia de Alcongosta. No final da caminhada, um percurso circular de dificuldade média/baixa, há almoço, segue-se a visita à Casa da Cereja e o magusto, após as 15:00.

As inscrições podem ser feitas através da página na internet da Gardunha Viva ou pelos números 961 720 905 ou 966 486 467. Os sócios com a quotas em dia e os residentes em Alcongosta pagam 7,5 euros, os restantes 15 euros e para os menores de 12 anos a participação é gratuita.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã