Procurar
Close this search box.

Pinhal mantém estatuto de “Cidade do Vinho” em 2021

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, viu alargado o estatuto de “Cidade do Vinho” a 2021 devido à pandemia da covid-19. “Face à situação de pandemia que está a afectar Portugal, a Europa e o mundo, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) decidiu estender a 2021 o estatuto de Pinhel como ‘Cidade do Vinho'”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a fonte, com a decisão que foi aprovada por unanimidade na última reunião do Conselho Diretivo da AMPV, “as iniciativas previstas na candidatura de Pinhel a ‘Cidade do Vinho’ 2020 poderão ser realizadas ainda em 2020 (desde que reunidas as condições ideais), mas também ao longo de 2021”. O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, citado no comunicado, considera tratar-se de “uma decisão justa, tendo em conta que Pinhel continua determinado em concretizar o programa delineado no âmbito da sua candidatura, ao abrigo da qual está prevista mais de uma centena de actividades.

O projecto “Cidade do Vinho”, promovido pela AMPV, surgiu com o objectivo de “valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património”. O município de Pinhel lembra que a iniciativa “pressupõe a elaboração de um programa anual de acções culturais, de formação e de sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional”. “Não sendo a situação ideal, nomeadamente devido às circunstâncias causadas pela pandemia, Pinhel passa a ser a primeira cidade a ostentar o título de ’Cidade do Vinho’ durante dois anos consecutivos”, lê-se.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã