Procurar
Close this search box.

Plano Municipal de ação climática em discussão pública

Em consulta pública até ao dia 26, na Covilhã

O Plano Municipal de Ação Climática foi criado pela Câmara Municipal da Covilhã em colaboração com técnicos da empresa EcosAtiva e pretende definir estratégias que respondam às alterações climáticas e adaptem o concelho para os desafios territoriais que estas variações proporcionam.

Na passada sexta-feira, 15, decorreu a apresentação do documento no Salão Nobre do Paços do Concelho, que vai estar em consulta pública até ao dia 26, no Geoportal da Câmara Municipal, para que os munícipes possam fazer os seus contributos.

As projeções indicam que as temperaturas máxima, média e mínima aumentem, assim como as ondas de calor, os dias de verão, as noites tropicais e os dias muito quentes. Pelo contrário, os dias de geada, de precipitação média, dias de chuva e a intensidade do vento, vão diminuir.

Algumas das áreas de ação prioritária propostas no plano são ao nível de gestão dos recursos hídricos, de saúde pública, habitação, política energética, proteção civil e prevenção de acidentes, entre outros.

Com 38 medidas programadas, 42 ações, cinco áreas principais de adaptação e mitigação e 16 entidades envolvidas, o documento planeia medidas como densificar a vegetação urbana em espaços públicos e privados, promover a infiltração de água no solo, assim como a agricultura multifuncional, a proteção de habitats prioritários, a diminuição de área impermeável e a promoção de culturas e variedades climatófilas e de sequeiro.

Outras medidas são a promoção de sistemas alternativos de abastecimento de água e a melhoria da eficácia dos mesmos, criação de bolsas de estacionamento exteriores aos centros históricos, consolidação das acessibilidades às freguesias mais periféricas e despovoadas e a promoção de coberturas verdes e paredes vegetadas em edifícios.

A promoção da eficiência energética, o reforço dos serviços de saúde pública e dos meios de segurança alimentar, a investigação para adaptação do turismo e a realização de campanhas de sensibilização sobre alterações climáticas são alguns dos objetivos também presentes no plano.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã