Procurar
Close this search box.

Pontapé na crise

E meio ano depois, o Sporting da Covilhã voltou a vencer. Os serranos foram na segunda-feira os protagonistas de uma das maiores surpresas da 19ª jornada da II Liga, ao baterem fora de portas o Feirense por 0-2. Tratou-se do segundo triunfo dos covilhanenses no campeonato (ambos fora de portas), depois de a 7 de Agosto, na ronda inaugural, o Covilhã ter ganho no terreno do Porto B por 0-1 (golo de Gilberto). Desde aí, acumularam-se derrotas e um incómodo último lugar.

No Marcolino de Castro, o Sporting da Covilhã fez uma exibição muito consistente e personalizada. A jogar de novo num sistema de três centrais, a equipa de Alex Costa pegou cedo no jogo, foi a mais acutilante em termos ofensivos, e acabou por ser feliz quando aos 34 minutos, Fatai entrou na área, rematou cruzado e o brasileiro Sidney Lima, na ânsia de tirar a bola da pequena área, acabou por introduzir a bola na sua própria baliza.

No segundo tempo, os serranos voltaram a entrar melhor e aos 53 minutos, marcaram pela segunda vez. Cruzamento da direita de Gilberto e Aponza (que esteve em muito bom plano na frente de ataque), num pontapé acrobático, a fazer entrar a bola junto ao poste esquerdo do ex-leão Igor Rodrigues.

Após este segundo tento, os fogaceiros (que até então pouco ou nada tinham produzido) vieram para a frente, começaram a criar mais problemas, mas o Covilhã, em duas ocasiões, em transições rápidas, poderia ter acabado com o jogo. Não o fez, e nos últimos minutos teve que cerrar fileiras atrás, embora sem grandes calafrios, a não ser um lance, já nos descontos, em que Lucão retirou a bola quase em cima da linha de golo. Em praticamente todo o jogo, o guardião serrano, Bruno Bolas, foi um mero espectador.

“O golo é fruto do trabalho que tenho vindo a desempenhar. Mas mais do que para mim, é um golo para o grupo, que acredita que pode sair em frente e tirar a equipa dos lugares em que está” frisou no final o avançado Aponza.

Já o técnico serrano, Alex Costa, diz que a equipa foi “muito competente e consistente”, e que apesar de em outros jogos já ter tido bons desempenhos, em certos momentos “vínhamos a oscilar, e não éramos consistentes em 90 minutos. Hoje fizemos uma grande partida”. Para o treinador, vencer em Santa Maria da Feira “mantendo a baliza a zero, dá-nos ânimo, mas não ganhámos nada.” Alex diz que “agora é hora de também vencermos no Santos Pinto.”

Com este triunfo, renasce a esperança verde e branca de conseguir a manutenção na II Liga. Os serranos continuam em último, mas agora com 11 pontos, a dois do penúltimo (lugar de descida) Trofense, e a oito do antepenúltimo (zona de play-off), B SAD.

Na próxima jornada, a 20ª, o Sporting da Covilhã recebe no sábado, 11, às 15 horas e 30, no Santos Pinto, o Tondela, equipa que é oitava classificada com 26 pontos. Na primeira volta, os serranos empataram a uma bola frente aos beirões, num jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã