Procurar
Close this search box.

Porque é que a fita adesiva não adere tão bem no inverno?

As fitas adesivas têm vários tipos de adesivos, com as mais variadas características. As mais conhecidas são as fitas com adesivo sensível à pressão, para o qual não é exigida qualquer outra operação a não ser pressionar a fita adesiva contra a superfície onde a queremos colocar.

O que torna as fitas adesivas sensíveis à pressão diferente de outros tipos de materiais adesivos é que possuem as propriedades de um líquido e um sólido. O componente líquido é necessário para fornecer a aderência para um bom contacto inicial e o componente sólido é crítico para resistir a quaisquer forças que possam ameaçar e remover a fita.

Para obter uma forte adesão entre a fita adesiva e a embalagem de cartão, é necessário que esta seja sujeita a uma pressão para ajudar o substrato adesivo a fluir e construir uma ligação com as fibras onduladas do cartão.

No entanto, quando as temperaturas frias endurecem o componente líquido da fita adesiva, esta perde a sua forma natural e a sua aderência geral. Consequentemente, deixa de ser possível um contacto adequado com a superfície e uma boa adesão. Se as temperaturas continuam a cair, a fita acabará por congelar, transformando o componente líquido num sólido sem aderência.

Por outro lado, o rápido arrefecimento pode também fazer com que a base da fita adesiva encolha drástica e mais rapidamente do que o substrato adesivo. Essa força de tração pode ser suficiente para causar rasgos no substrato diminuindo a adesividade.

Também o ambiente onde as caixas são armazenadas após a colagem da fita adesiva são um fator. Se as caixas forem armazenadas em temperaturas baixas antes do substrato adesivo ter tempo para formar uma ligação permanente ao cartão, o adesivo pode tornar-se quebradiço e perder a aderência, resultando em falhas na fita.

Um aspeto muitas vezes despercebido por muitos, está relacionado também com as características ou condições da superfície em que pretendemos colocar a fita adesiva.

É por isso que as fitas tradicionais mais baratas se tornam ineficazes quando a temperatura cai, ou a superfície de contacto não reúne as condições ideais. Nestas situações, o uso de uma fita adesiva que não é apropriada, levará a um desperdício frustrante de tempo e a uma utilização de maior quantidade de fita adesiva que se refletirá num custo acrescido para a sua empresa nos meses mais frios do ano.

Então, como deve proceder quando as suas embalagens de cartão são armazenadas em armazéns não aquecidos durante o inverno ou precisam ser mantidas em ambientes refrigerados? Considere usar uma fita especificamente formulada para uso em aplicações em ambiente mais exigente como o excesso de frio.

A 100 metros conta com profissionais especializados equipados com o know-how necessário para lhe aconselhar a solução de embalagem que mais se adequa às suas necessidades.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã