O presidente da Câmara de Penamacor, António Beites, garantiu na passada semana, durante a sessão da assembleia municipal, que o projeto de requalificação e ampliação do quartel dos bombeiros já entrou no gabinete técnico da autarquia, para aprovação da arquitetura, e que já tem parecer favorável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A resposta ao deputado do Movimento Abraçar Penamacor, João Paulo Santos, que afirmou ser essencial criar melhores condições de trabalho no quartel, e criar condições condignas não só para bombeiros do sexo masculino, mas também feminino. O eleito reclamou ainda a efetivação dos apoios sociais aos bombeiros que já foram aprovados pela autarquia.
Beites garantiu que não irá sair do executivo sem que os apoios estejam efetivados, e no que diz respeito ao quartel, recordou toda a burocracia que é preciso enfrentar para uma obra destas, lembrando não ser fácil ter pareceres para uma empreitada desta envergadura. O autarca ressalvou, contudo, que tudo isso já está ultrapassado e que agora espera que os serviços sejam céleres na aprovação do projeto de arquitetura, até porque a obra já tem financiamento assegurado, de mais de um milhão de euros, ao abrigo dos apoios do Portugal 2030. “Seria uma pena desperdiçar esta verba que é para uma causa humanitária”, disse.