Procurar
Close this search box.

Renúncia quaresmal para obras no Seminário

Os donativos provenientes da renúncia da Quaresma na Diocese da Guarda vão reverter para obras no edifício do Seminário local e para ajudar seminaristas da diocese africana de Sumbe (Angola).

O bispo da Guarda, Manuel Felício, refere na mensagem da Quaresma deste ano que a renúncia quaresmal de 2020 “será orientada para os seminários”. “Respondendo, por um lado, a pedidos que nos vêm de algumas dioceses africanas, que têm muitos seminaristas maiores e dificuldade em os sustentar, nomeadamente a de Sumbe, onde a Liga dos Servos de Jesus tem a Missão Dom João de Oliveira Matos, e, por outro, para ajudar a requalificação do nosso Seminário da Guarda para que possa cumprir os serviços de seminário que acolhe os nossos seminaristas e pré-seminaristas, casa sacerdotal, logística dos movimentos serviços e obras de apostolado diocesanos, casa de retiros e casa sacerdotal”, justifica o prelado diocesano.

Os católicos iniciaram a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, principal festa dos cristãos, marcado por períodos de jejum e partilha, como a renúncia quaresmal, cujo produto é destinado a obras e causas sociais.

Na mensagem quaresmal com o título “Quaresma, tempo forte de reconciliação”, o bispo da Guarda lembra que a esmola e a partilha são “expressões muito importantes” do “compromisso de renovação na caminhada da Quaresma”. Segundo Manuel Felício, “o papa Francisco, na mensagem que envia ao Povo de Deus sobre a próxima Quaresma, faz este apelo: ‘Pedimos-vos, em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar com Deus’”. “Ora, a reconciliação com Deus coincide com a reconciliação de cada um consigo mesmo e com os outros, a caminho daquele ideal de comunhão que habita o coração de todos os seres humanos”, reconhece. Na mesma mensagem, Manuel Felício escreve que “o tempo forte da Quaresma é especialmente propício” para que se identifiquem fragilidades e pecados em cada um.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã