Procurar
Close this search box.

Rota dá a conhecer centro histórico da Covilhã

Uma APP multimédia, de utilização gratuita, vai dar a conhecer centro da cidade

Com recurso a um equipamento multimédia que pode ser levantado no Posto de Turismo do Pelourinho, qualquer pessoa pode, gratuitamente, ficar a conhecer melhor 35 pontos do Centro Histórico da Covilhã, bastando apontar para um código o aparelho, onde vão aparecer vídeos, documentos, recriações históricas e outras informações, que vão contar histórias de personagens e de locais.

A Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico é apresentada dia 12 e na cerimónia, às 14:30, está prevista a presença do secretário de Estado do Turismo e do Comércio, o covilhanense Nuno Fazenda.

“É uma imersão no Centro Histórico”, sintetiza a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, que adianta serem 35 pontos de interesse ligados ao património material e imaterial.

O circuito tem início na Praça do Município, segue em direção ao Calvário, depois para o Largo Senhora do Rosário e termina no Teatro Municipal, informou a vereadora, segundo a qual se trata de “um projeto inovador”.

De acordo com Regina Gouveia, qualquer pessoa, residente ou turista, pode ficar a conhecer histórias, personagens e lugares do Centro Histórico fazendo-se acompanhar do aparelho, que dará acesso a textos, imagens ou vídeos onde são recriados momentos ou contadas histórias relacionadas com pessoas ou locais de cada zona, fazendo o percurso a qualquer hora, de forma autónoma, “sem necessidade de qualquer orientação ou guia”.

“Tem que ver com realidade aumentada, com sons, vídeo”, antecipa a vereadora, que acrescenta tratar-se de um equipamento “muito sinestésico” e adiantou que na criação dos conteúdos participaram pessoas da comunidade.

A autarca sublinha ter sido trabalhada uma experiência especial, que não se limita a que os visitantes passem pelos 35 locais escolhidos, mas que “tenham vontade de ir para o próximo ponto”.

No caso da Casa dos Magistrados, por exemplo, será um magistrado a contar, em vídeo, a história do edifício.

Regina Gouveia destaca ser um projeto “diferenciador, criativo e inovador”.

A apresentação da Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico está integrada na programação da segunda edição da Semana Criativa da Covilhã, que se realiza entre 8 e 14 de novembro.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã