“Muito obrigado à minha equipa, que fez tudo por mim. Sem eles era impossível eu ganhar. Acompanharam-me até aos últimos 500 ou 300 metros da meta, nós ganhámos juntos. E é muito importante dizer isto”. Foi assim que no domingo, na chegada à Covilhã, o ciclista russo da Sabgal/Anicolor, Artem Nych, resumiu a última etapa do Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela, competição que conquista pelo segundo ano consecutivo.
Na última tirada, que ligou Manteigas à Covilhã, na chegada à meta o melhor foi Alex Molenaar, da Illes Baleares Arabay Cycling, mas Nych conseguiu o segundo lugar e assim conservar a liderança que conquistou logo no primeiro de três dias de prova.
Nas contas da Geral, Artem Nych terminou com 10 segundos de vantagem para Alex Molenaar e 25 segundos sobre Mauricio Moreira, 2.º e 3.º classificados, respetivamente, no pódio final.
No que toca às classificações secundárias, Molenaar venceu a Geral por Pontos, Carlos García Pierna foi consagrado Rei dos Trepadores na Covilhã, Jorge Gutiérrez (Equipo Kern Pharma) foi o melhor jovem e a Sabgal / Anicolor conquistou a Geral por Equipas.
Uma competição organizada pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).