Procurar
Close this search box.

Seca leva Sabugal a avançar com plano de contingência

A Câmara do Sabugal elaborou um plano de contingência para situações de seca extrema e está a aplicar medidas de apoio a explorações pecuárias afectadas pela falta de água.

O vice-presidente da autarquia do Sabugal, Vítor Proença, revela que o município elaborou o plano de contingência para água em situações de seca extrema do concelho do Sabugal para fins agrários, que vai ser apresentado em breve, para aprovação, no executivo municipal, mas que, face à escassez de água, algumas medidas já estão a ser implementadas no terreno. O plano foi elaborado pelo facto de o concelho do Sabugal, situado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha, “ter muita pecuária” e ter sido afectado pela seca no ano de 2017.

O concelho tem atualmente cerca de 13 mil cabeças de gado e, sobretudo na zona da raia, junto da linha de fronteira, “começou-se a notar uma dificuldade imensa em termos de obtenção de água para beberagem de animais”, diz. “Nós estamos, neste momento, a reativar todas as captações [de água], onde nos solicitam, onde há mais dificuldade, para a beberagem de animais”, indica o autarca. Segundo Vítor Proença, em 2017 algumas Juntas de Freguesia e produtores de bovinos solicitaram ao município que reactivasse captações de água e a autarquia reactivou “cerca de dez a doze captações” antigas que estavam desactivadas. “Este ano, como se prevê um ano idêntico ao de 2017, também já nos solicitaram, algumas Juntas [de Freguesia] e alguns produtores, e estamos a proceder à reactivação de outras captações já muito antigas para as por ao serviço da população, para animais e para outros fins que seja necessário”, conta.

 

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã