Atividades desportivas, culturais, de bem-estar e lazer, para os amantes da natureza e entusiastas de iniciativas ao ar livre. É isto que promete a organização do Festival da Montanha, que decorre em Manteigas entre 27 e 29 de setembro.
Organizado pela Câmara e pela empresa Glow Creative Inteligence, com apoio de entidades como a RUDE ou o Estrela Geopark, esta iniciativa, que de desenvolve numa lógica colaborativa, envolvendo comunidades e estruturas turísticas, promete mais de meia centena de atividades, de diversas índoles, que têm como foco a celebração da Serra da Estrela.
Segundo os promotores, trata-se do “maior evento de montanha em Portugal” e uma experiência única” num concelho que se intitula como o “coração da Serra da Estrela”. O local central das realizações é o Parque da Várzea.
O Festival tem uma programação que visa dar a conhecer “a grandeza das montanhas e a cultura vibrante destes territórios”, e nesta segunda edição, diz ser uma “oportunidade única” para que as pessoas se liguem à natureza, através de um conjunto de “experiências autênticas e memoráveis”, entre as quais as caminhadas, o BTT, cicloturismo, escalada, slackline, parapente, stand up paddle, trail running, entre outras.
Para além disto, em termos culturais, estão previstos concertos, DJ sets ou sessões de cinema do festival CineEco sobre questões ambientais e sustentabilidade. Haverá ainda debates sobre conservação da natureza, ativismo ambiental, sessões de observação astronómica ou passeios de ‘birdwatching’.
O festival dedica também uma parte da programação às experiências de bem-estar e conexão com a natureza, em sessões de yoga, meditação, ‘breathwork’, mantras, passeios meditativos, massagens e danças com a natureza.
No Parque da Várzea, onde a entrada é gratuita, vão funcionar ainda o Mercado de Montanha, feira outdoor, ‘funzone’ e área de restauração.