Tradição do chá em destaque na Covilhã

No próximo sábado, 26, na Biblioteca Municipal
0
649

A Biblioteca Municipal da Covilhã recebe no próximo sábado, 26, o projecto “aBeirar”, que se desenvolve em torno da tradição do chá na Covilhã.

A Câmara da Covilhã recorda, em comunicado, que a Covilhã, cidade ancestralmente laneira, está ligada ao chá e à sua degustação desde o século XVII. Citando a investigadora Elisa Pinheiro num artigo de opinião, lembra-se que “em meados do séc. XX, só na Covilhã consumir-se-ia mais chá do que em toda a província do Alentejo”.

“Se este comportamento de beber chá entre os covilhanenses se inicia pela forte influência inglesa daqueles que vieram a modernizar a indústria dos lanifícios, depressa se tornou um hábito nos milhares de operários que aqui laboravam. Ainda hoje na Covilhã é hábito as famílias beberem chá ao meio da tarde” afirma a autarquia covilhanense.

Sob o lema “Do alto da Serra para o bule de chá: a ciência das mezinhas”, o evento será constituído por duas partes: de manhã será feita uma caminhada curta nas Penhas da Saúde, mais dedicada à tradição fabril de beber chá com pastel de molho. A tarde será passada na Biblioteca Municipal da Covilhã e terá dois eventos em paralelo: oficinas para os mais novos; mesa redonda com degustação de chás e debate acerca das plantas e respetivas infusões.

 

Comments are closed.

Mais Notícias