Procurar
Close this search box.

UBI e FPF criam pós-graduação em treino de futsal

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão promover uma pós-graduação “inovadora” em treino no Futsal. O curso tem início a 25 de Setembro e assenta, segundo a UBI, “no vasto conhecimento científico e na experiência prática das duas instituições.” As inscrições estão abertas até 27 de Julho.

Em comunicado, a UBI diz que o curso visa aprofundar o conhecimento aplicado em áreas de intervenção do treinador e do profissional.

Entre os docentes desta pós-graduação estão “algumas das mais importantes figuras nacionais e internacionais da modalidade na vertente técnica e académica, e ainda de áreas como a medicina, psicologia e comunicação entre outras” anuncia.

Fazem parte seleccionadores masculinos e femininos de Portugal, Espanha e Brasil, respectivamente, Jorge Braz, Luís Conceição e Fede Vidal. Nuno Dias, treinador do Sporting, considerado o melhor treinador do Mundo em 2020/2021, o coordenador da Pós-graduação, Bruno Travassos, docente da UBI e fisiologista das selecções nacionais AA, Jorge Silvério, psicólogo da selecção Nacional, e José Couceiro, antigo jogador e treinador de futebol, actual vice-presidente da FPF, Cláudia Pons i Xandri, melhor treinadora do mundo de futsal em 2021, são alguns dos nomes que integram o quadro de formadores de excelência desta pós-graduação.

“O plano de estudos está desenhado para criar nos participantes competências no desenvolvimento do talento e formação dos jogadores, avaliação do desempenho, desenvolvimento individual e rendimento desportivo; estratégias de prevenção, recuperação e nutrição; modelação do jogo; organização e gestão do treino; monitorização e análise do desempenho; e planificação estratégica e gestão do jogo no futsal” explica a UBI.

A pós-graduação em treino de futsal destina-se a licenciados em Ciências do Desporto ou em outras formações adequadas, bem como, excepcionalmente, a treinadores cujo currículo e experiência o justifiquem. Decorrerá em regime misto (aulas à distância, b-learning – síncrono e assíncrono) e presenciais (Campus da UBI e Cidade do Futebol, da FPF).

Mário Raposo, Reitor da UBI, destaca a importante parceria com a FPF, criando por isso “expectativas pela ligação entre o conhecimento científico do Departamento de Ciências do Desporto e a mais valia técnica da Federação”. Desta forma, “irá proporcionar aos formandos competências de elevada qualidade que irão contribuir para alavancar a técnica e a espectacularidade do futsal”, acrescenta.

O director da FPF, Pedro Dias, salienta o objectivo de aumentar e disponibilizar ferramentas para os treinadores poderem acompanhar essa evolução da modalidade. “Há também uma aposta que foi identificada na UBI, que é a investigação e a produção de ciência no futsal, sendo este parceiro ideal para nós darmos este passo”, conclui.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã