UBI inaugura unidade de produção de energia no seu 40º aniversário

Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, estará amanhã na Covilhã

A Universidade da Beira Interior (UBI), que celebra amanhã, quinta-feira, 30 de abril, 40 anos de existência, inaugura nessa data a sua Unidade de Produção em Autoconsumo (UPAC) e Armazenamento, situada na Faculdade de Ciências da Saúde. Um ato que, pelas 14 horas, antecede a cerimónia de aniversário da instituição e que contará com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Segundo a UBI, este é um “passo significativo para a sustentabilidade” do seu campus.  da Universidade. A colocação, em funcionamento, do sistema de energia fotovoltaico marca “um avanço significativo na aposta em fontes renováveis, com forte impacto na redução das emissões de carbono e na promoção da sustentabilidade”, salienta. Segundo a UBI, o sistema deverá contribuir para que a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) se posicione como um edifício de energia quase zero, traduzido numa redução substancial na fatura de eletricidade da FCS. “Permite ainda uma redução de cerca de 268 toneladas/ano na pegada de CO2 do edifício”, salienta a instituição.

A fonte de energia solar fotovoltaica é constituída por 1.323 módulos fotovoltaicos instalados, totalizando uma potência instalada superior a 600 kW. A estrutura fica instalada no parque de estacionamento, permitindo o sombreamento dos automóveis, numa área total de 2700 metros quadrados. O sistema tem uma capacidade anual bruta de produção de energia elétrica de 950 000 kWh.  Segundo a UBI, antevê-se ainda a possibilidade de enquadrar a infraestrutura numa Comunidade de Energia Renovável (CER), contribuindo para a sustentabilidade global do Campus Universitário da UBI. “Além da produção de energia limpa, o sistema inclui baterias com cerca de 460 kWh de capacidade instalada, que permitem armazenar excedentes e otimizar consumos. Os grupos de baterias podem ainda ser programados para carregar em períodos de tarifa reduzida e darem apoio às necessidades da FCS, nos horários de maior custo, aumentando a eficiência global do sistema”, garante a instituição. Um investimento superior a 2,3 milhões de euros, financiado pelo Fundo Ambiental, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central.

Após esta inauguração, pelas 15 horas, decorre a tradicional sessão solene comemorativa dos 40 anos da UBI, que contará com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. A cerimónia, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), evoca a conversão do antigo Instituto Universitário da Beira Interior em universidade, ocorrida há quatro décadas.

No programa do evento está prevista a outorga do título de Professor Emérito a Mário Lino Barata Raposo, que liderou a UBI como Reitor entre 2021 e 2025. “A distinção surge como reconhecimento de um percurso dedicado à instituição” explica a UBI.

A sessão contará com intervenções da atual Reitora, Ana Paula Duarte, do presidente da Associação Académica (AAUBI), João Nunes, do presidente do Conselho Geral, João Casteleiro, e do governante Fernando Alexandre.

Estão previstas também a outorga de Cartas de Agregação, a entrega de medalhas a docentes e funcionários aposentados ou que completaram 20 anos de serviço, bem como a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar e do Prémio Voluntariado Estudante 2025.

Ao final da noite, as comemorações mudam de tom e de lugar. A partir das 21h00, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, junto ao Polo I da UBI, acolhe um concerto pela Associação Cultural da Beira Interior (ACBI). O evento é aberto a toda a comunidade.

A cerimónia marca o início oficial de um programa comemorativo alargado, que se estenderá de abril de 2026 a abril de 2027.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã