Procurar
Close this search box.

UHF actuam no Festival José Afonso

A banda portuguesa UHF vai estar em Malpica do Tejo, concelho de Castelo Branco, no Festival José Afonso, que decorre no dia 11 de Junho, em homenagem ao músico e compositor Zeca Afonso.

“Este é o oitavo festival. Já é um evento com referências e referenciado e que tem um simbolismo. O objectivo é homenagear esta figura ímpar da música portuguesa [Zeca Afonso], muito valorizada na freguesia de Malpica do Tejo”, afirma o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que apresentou esta semana o programa do 8º Festival José Afonso.

A grande novidade deste evento é a alteração da data de realização para 11 de Junho, uma vez que o festival costumava acontecer no 1º de Maio. “Entendemos que devíamos separar o festival das celebrações do 1º de Maio. A ideia é separar claramente as comemorações do Dia do Trabalhador do Festival José Afonso que pela sua relevância merece um dia dedicado e o escolhido foi o 11 de Junho”, sustenta. Leopoldo Rodrigues realça ainda a ligação do cantor e compositor português Zeca Afonso com a freguesia de Malpica do Tejo, onde, nos anos de 1960 do século passado, recolheu inúmeras peças e repertório do cancioneiro da Beira Baixa, como o tema Maria Faia, que eternizou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, Jorge Diogo, explica que o programa do festival está muito direcionado para um grupo de artistas que fazem parte da Associação José Afonso.  O evento, que tem lugar no Jardim do Olival, à entrada de Malpica do Tejo, conta nesta edição com a apresentação do livro “José Afonso — Todas as Canções” e também com uma homenagem a José Juvenal, que morreu no final de 2021 e que estava ligado, desde a primeira hora, ao Festival José Afonso.

Além de vários artistas ligados, de alguma forma à pessoa e música de Zeca Afonso, participam ainda neste festival os UHF e as Cantadeiras de Malpica do Tejo.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã