Procurar
Close this search box.

Vítor Pereira diz que Câmara é “exemplo” nas boas práticas de igualdade

A Câmara da Covilhã é um “exemplo de boas práticas” no que concerne à igualdade de género. Quem o afiança é o próprio presidente da autarquia, Vítor Pereira, que na passada quinta-feira ,3, participou no debate “Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas, em todo o mundo”, promovido no salão nobre pela Fundação Inatel.

O autarca destacou aquilo que considera um trabalho “notável” desenvolvido pela Beira Serra e Coolabora nesta matéria, com quem a autarquia tem trabalhado no território, frisou programas que a Câmara tem levado a cabo para uma sociedade mais justa e equilibrada, e lembrou que o município está a realizar o planeamento de medidas “para densificar o plano municipal para a igualdade”, anunciando que no final do ano serão indicados conselheiros locais para a igualdade.

Vítor Pereira recordou ainda o trabalho, no terreno, com a Coolabora, no combate à violência doméstica e a implementação do plano intermunicipal de igualdade de género, numa colaboração estreita entre entidades externas e os municípios da Covilhã, Belmonte e Fundão. O autarca deu ainda como exemplo o projecto Veleda, desenvolvido pela Beira Serra, Quarta Parede e municípios da Cova da Beira para empoderar mulheres com famílias monoparentais, e garantiu que o tema da igualdade é cultivado “intramuros”, no seio da própria autarquia.

“Em algumas matérias, estamos mesmo acima dos objectivos recomendados como boas práticas” vincou o autarca, que lembrou que o próprio executivo tem duas mulheres, em sete elementos, ou seja “cerca de 29 por cento”, e que nas 12 chefias de divisão, nove delas são lideradas por mulheres. “Estamos a falar de 75 por cento, ou seja, acima do recomendado. É visível e concreto o esforço que temos feito para dar oportunidade às mulheres”, destaca o autarca afirmando que em cada cargo tentam “escolher os melhores”, independentemente do sexo. Vítor Pereira garante que a Covilhã “quer ser uma referência” na criação de um mundo mais justo, solidário e pacífico.

(Notícia completa na edição papel desta semana)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã