Procurar
Close this search box.

Desistências impediram descidas no distrital da Guarda

Vila Franca das Naves e Freixo de Numão “repescados” para a primeira divisão, face às desistências do Estrela de Almeida e Guarda Desportiva FC

O Vila Franca das Naves, e o Freixo de Numão, duas equipas que tinham sido despromovidas este ano à segunda divisão distrital da Guarda, vão, afinal, evoluir no primeiro escalão. A prova inicia-se dia 24 de setembro e os dois emblemas têm presença assegurada, face à desistência de outras duas equipas.

O Estrela de Almeida, que tinha ficado em antepenúltimo na época passada (assegurando a manutenção) anunciou em meados de julho que iria adicar do futebol sénior esta temporada. “Infelizmente toda uma região fica sem representação no futebol 11 sénior masculino na primeira divisão, fizemos o que podíamos para que isso não acontecesse, mas não podemos arriscar mais a sustentabilidade e o respeito que a ACD Estrela de Almeida merece por direito próprio e pela sua história desde 4 de fevereiro de 1992” justificava a direção em comunicado. Com esta desistência, a AF Guarda acabou por repescar para a primeira o penúltimo da temporada passada, Vila Franca das Naves.

Já em agosto, ficou a saber-se mais uma desistência. O Guarda Desportiva FC, que tinha estado no Campeonato de Portugal (não evitando a descida) também abdicou da sua participação na primeira divisão distrital, tendo a AF Guarda convidado o Freixo de Numão (último classificado da época passada, com dois pontos) a manter-se neste escalão. “Aceitamos este desafio com muito agrado, olhando para o futuro com coragem, desportivismo e com a dignidade que sempre nos caracterizou” explica o clube, em comunicado.

Assim, a prova continuará a ter 14 clubes. Arranca dia 24 com o Freixo de Numão a receber o Trancoso e o Vila Franca das Naves a receber o Sporting Celoricense. Entre os favoritos à vitória final (Gouveia foi o campeão na temporada passada), o Guarda FC recebe o regressado Mêda (campeão da II Divisão a época passada), o Vilanovenses recebe o Sporting do Sabugal e o Vila Cortês “batiza”, fora de portas, o regresso do Manteigas ao convívio dos “grandes”. O Aguiar da Beira recebe o São Romão e o Foz Côa vai a Fornos de Algodres.

Gonçalense regressa ao futebol

Na segunda divisão, que arranca dia 15 de outubro, a assinalar o regresso ao futebol sénior, após quase duas décadas fora do futebol. A equipa de Gonçalo (campeã distrital por duas vezes na primeira e segunda divisão) será orientada pelo ex-atleta Bruno Pereira. Na estreia, joga fora no campo do também estreante Guarda Unida, que com extenso trabalho no futebol de formação nos últimos anos, aposta agora nos mais velhos.

Haverá logo um duelo de candidatos à subida, com o Vilar Formoso a receber o Figueirense. O Paços da Serra, que também estará na linha da frente pela discussão do título, recebe o Nespereira e o Soito recebe o Casal de Cinza.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã