O município do Fundão foi uma das 40 cidades escolhidas para integrar o programa da União Europeia NetZeroCities, com o intuito de implementar práticas testadas que acelerem o caminho rumo à neutralidade carbónica.
“O Fundão terá como cidade gémea a cidade finlandesa de Turku e, a partir desta parceria e colaboração, será possível, durante 20 meses, aprender e replicar iniciativas que permitam acelerar a neutralidade carbónica até 2030”, informou hoje a autarquia, em comunicado.
O programa pretende potenciar a Missão Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, da União Europeia, recorrendo a casos de sucesso implementados em algumas cidades para que possam ser adotados por outras cidades da Europa.
“Foi definido um modelo de “Twin Cities” (Cidades Gémeas), que foram combinadas a partir de desafios, metas e outras características comuns, para que, num trabalho colaborativo, de intercâmbio e de cocriação possam adotar medidas pioneiras e sistémicas para a emergência climática atual”, acrescentou, na mesma nota, a Câmara do Fundão.
Segundo o município, o Fundão está a participar ativamente em vários projetos aprovados no âmbito de três das cinco missões da União Europeia: Adaptação Climática, Cidades e Solos.