Dar um sinal público da necessidade de “acolher da melhor forma quem chega à cidade”, quando a Covilhã é, “cada vez mais”, repleta de um leque abrangente de diversas culturas. É esta intenção da parceria que une o CCD Leões da Floresta à Associação Académica da UBI (AAUBI), que promovem desde ontem segunda-feira, e até sexta, 1 de março, uma Semana Intercultural.
Sob o mote “All Togheter Now”, a iniciativa junta, todos os dias, a partir das 18 horas e 30, no salão de eventos dos Leões da Floresta, gente de diversas nacionalidades para contarem as suas experiências de vida na Covilhã. Hoje, terça-feira, 27, os Açores e Madeira estão em destaque. Na quarta-feira, 28, o dia é dedicado à comunidade angolana, na quinta-feira a noite é dedicada à comunidade latino-americana e na sexta-feira, 1, à comunidade cabo-verdiana.
“Enquanto núcleos acresce-nos também a responsabilidade de procurar mostrar aos nossos, o dinamismo e positivismo que as outras culturas podem trazer, se soubermos tira bom partido de uma convivência profícua entre todos”, referem os promotores da iniciativa.
O evento, que assume também a forma de feira intercultural “proporciona a toda a comunidade covilhanense uma multiplicidade de tradições, sabores, danças e vivências” acrescentam. Os diferentes núcleos participantes apresentam menus degustativos das suas origens, elementos tradicionais e muita dança. Ainda no último dia, no Bar Académico há festa todos juntos “All Together now Party.”