Presépio natural gigante lembra incêndios do último verão no Sabugal

Mais uma vez, o Sabugal Presépio, com mais de 1500 metros quadrados de dimensão, está no centro da cidade. Até 6 de janeiro há ainda um mercadinho, comboio turístico e pista de gelo ecológica

Foi concretizado pelos trabalhadores do município e idealizado pela artista plástica Beatriz Rodrigues. À semelhança dos últimos anos, a cidade do Sabugal tem patente, desde o passado dia 6, bem no centro do seu núcleo mais urbano, um presépio natural de grandes dimensões, que ocupa uma área superior a 1500 metros quadrados, “renovado, mas sempre alicerçado na tradição”.

Aquele que a autarquia designa de “Maior Presépio Natural” estará exposto até 6 de janeiro e promete “não deixar indiferente quem escolhe o Sabugal como destino para este Natal” frisa a autarquia. Nesta edição, o presépio centra-se na temática das florestas, “através de uma viagem imersiva que é também um convite à reflexão sobre o presente, guiada por um olhar no passado e atento ao futuro.”

A Câmara salienta que os incêndios que assolaram o concelho no passado verão “deixaram marcas na nossa terra, nas nossas gentes e, neste lugar, mostramos como dos elementos dessa memória ainda tão presente se traça um caminho de esperança, união e proteção, focado nas florestas, num compromisso que começa em cada um de nós e se reflete nesta ‘casa’ que é de todos.”

O programa do evento inclui diversas opções para toda a família. Desde um mercadinho de Natal, com oferta de artesanato e produtos regionais, um comboio turístico que percorre o Centro Histórico, uma pista de gelo ecológica, muita música, animação, exposições, entre outras. “Iniciativas que prometem surpreender os sentidos de residentes e visitantes” garante a Câmara, que dedica também um lugar aos mais novos, o “Espaço Traquinas”, com oficinas criativas e horas do conto “que se transformam em verdadeiras aventuras e brincadeiras sem fim.”   A programação cultural prolonga-se até ao Museu do Sabugal, com a exposição permanente de cariz arqueológico e, ainda, a exposição das fotografias finalistas do ‘Rewilding Photo Contest’, que nesta 5.ª edição continua a reforçar a importância da fotografia como ferramenta de sensibilização ambiental e valorização do território do Sabugal e do Grande Vale do Côa.

Para dar as boas-vindas a 2026, o município tem também agendados espetáculos pirotécnicos nas cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – e festejos de passagem de ano no Sabugal com a Banda Jovimusic, DJ Pedro Carrilho e DJ EDD.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã