Celebrar o enchido, as tradições locais, os saberes e sabores da gastronomia local. É este um dos objetivos da Festa das Varas do Fumeiro, que regressa à aldeia de Aranhas, concelho de Penamacor, entre 23 e 25 deste mês.
O certame, que celebra uma das mais genuínas tradições locais, a preservação do património cultural e a valorização das suas raízes e tradições, tem como um dos momentos altos o Desfile das Varas, no dia 24, momento em que decorre, igualmente, o Cantar das Janeiras, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão do Fumeiro, tudo com arranque marcado para as 15 horas.
A inauguração da festa está marcada para dia 23, uma sexta-feira, às 17:30, com uma visita às cerca de três dezenas e meia de expositores presentes. Nessa noite, destaque ainda para os concertos Revivendo as Janeiras, pelas 21h30, na Igreja Matriz, que apresenta uma reinterpretação criativa e inovadora das Janeiras por uma orquestra profissional e grupos de todas as freguesias do concelho, e dos Mini-Break, de Rúben Vieira (Ben), Nuno Figueiredo e Fábio Mestre, pelas 23 horas, no Largo da Igreja.
No sábado, 24, depois do tradicional Desfile das Varas, destaque para a atuação de Jorge Guerreiro, pelas 22 horas, também no Largo da Igreja.
No domingo, 25, último dia do certame, a tarde arranca pelas14h30, com a atuação do Grupo de Danças das Ellas (Espanha), no mesmo local, ponto que acolhe igualmente, com arranque marcado para as 15 horas, o XXV Festival de Folclore local, que conta com a participação, como vem sendo habitual, de ranchos de vários pontos do país, mas também da vizinha Espanha. Este ano, a iniciativa conta com a participação das Adufeiras de Idanha-a-Nova, do Grupo de Folklore U Fresno de Valverde del Fresno (Espanha), do Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa, do Grupo Folklore de Esparragosa de la Serena (Badajoz – Espanha) e do anfitrião Rancho Folclórico de Aranhas.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Aranhas, pela Câmara Municipal de Penamacor e pelo Rancho Folclórico de Aranhas e conta, todos os dias, com animação musical itinerante, com teatro de rua, com o espaço infantil Casa da Fotografia, além de muita gastronomia.
A animação de rua musical e itinerante está a cargo durante o evento das Concertinas às Aranhas; das Varas e Joias – As Tias da Aldeia; de Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra, de Diogo Acordeonista & Amigos, do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia de Penamacor, de Os Folkings, de O Porco Dj, dos Viravadio, dos Picadinhos da Concertina, das Concertinas da Gardunha; dos Fanfarrões da Beira, de Frederico Alves & Amigos do Fole, dos Trovadores da Beira, dos Bombos do Barco, de Os Cientistas do Chouriço e dos Bordões da Beira.

