Chocalhos regressam a Alpedrinha

Festival dos Caminhos da Transumância decorre entre 18 e 20 deste mês

Os caminhos que os rebanhos percorriam, durante os meses do ano, entre o verão na Serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse, voltam a ser recordados, como tem sido habitual nos últimos anos, em Alpedrinha, concelho do Fundão. É lá que decorre, entre 18 e 20 de setembro, mais uma edição do Chocalhos- Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha.

Ao longo de três dias haverá atividades que divulgam o património pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores e que propiciam o prazer de degustar produtos gastronómicos do concelho do Fundão, com o objetivo de “manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história, como também as tradições desta atividade ancestral”, salienta a Câmara do Fundão, que promove o certame.

A abertura está marcada para dia 18 (sexta-feira), às 18 horas. Haverá animação com diversos grupos, desde os Zabumbas de Alpedrinha, Sons da Serra, Bordões da Beira ou Manta de Ourelos. Segue-se, pelas 22 horas, um cortejo e espetáculo de fogo, na igreja matriz de Alpedrinha.

No sábado, 19, além de toda a animação, das tasquinhas, do artesanato, o destaque vai para a caminhada “À descoberta das aromáticas da serra da Gardunha”, com saída do Terreiro de Santo António (e participação livre), uma exposição canina, diversos ateliers e oficinas associadas à pastorícia, um showcooking com a Chef Maria Caldeira (Largo do Externato, 15 horas) e uma mesa redonda sobre “O passado, o presente e o futuro do Bombo na tradição Portuguesa”, pelas 17 horas. À noite há um concerto, às 22 horas, com “Sebastião Antunes & Quadrilha”, no Largo Dom João V. E à meia-noite uma instalação digital (Travessia) no Palácio do Picadeiro.

No domingo, 20, ponto alto é o passeio com rebanhos entre o Fundão e Alpedrinha, às oito da manhã (gratuito e com inscrições, até dia 17 de setembro, no Posto de Turismo do Fundão). À tarde há uma demonstração de pastoreio no Terreiro de Santo António, um desfile e folguedo pastoril, e à noite o concerto de encerramento fica a cargo da Musicalbi.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã