Procurar
Close this search box.

Ano Novo esgota hotéis, Natal…quase

Há unidades hoteleiras já sem oferta para a passagem de ano. No Natal, há já alguns hotéis esgotados, mas outros ainda com ocupação na ordem dos 80 por cento

Ainda há hotéis com lotação para mais alguns que queiram vir, em especial, no Natal. Já no Ano Novo, será mais difícil encontrar alojamento em qualquer unidade hoteleira da zona da Serra da Estrela. Mais uma vez, a quadra natalícia, e da passagem de ano, volta a ter taxas de ocupação acima da média na zona, e muitas unidades hoteleiras dizem já nem ter vaga para as duas datas.

É o caso do Hotel Eurosol Seia Camelo. Segundo José Eduardo Lopes, da direção da unidade hoteleira localizada em Seia, tanto no Natal como no Ano Novo “a lotação está esgotada”. O programa de Natal com jantar e ceia, e pequeno-almoço buffet, que varia entre os 187 (quarto twin) e 264 euros (quarto familiar), já está repleto.  “Temos apenas disponibilidade para quartos, sem programa, ao preço de 81,50 euros” explica José Eduardo Lopes. Um quarto twin, que inclui pequeno almoço. Já o programa de réveillon, com jantar e brunch de Ano Novo, está esgotado. O preço de um quarto duplo com programa Réveillon anda na ordem dos 468 euros.

Na Covilhã, o cenário é parecido. Para o Natal, ainda existe alguma disponibilidade. No Hotel Dona Maria, segundo dados enviados ao NC, neste momento, a taxa de ocupação já certa anda na ordem dos 70 por cento, mas prevê-se que suba até aos 80 por cento. O programa de Natal custa, em média, 260 euros por pessoa, em quarto duplo, por uma noite, com direito ao jantar e ceia de Natal, pequeno-almoço e almoço “especial” de Natal, com acesso a outras comodidades do hotel, como a piscina e jacuzzi. No fim de ano, a taxa de ocupação já certa, a cerca de duas semanas do réveillon, é de 80 por cento, mas prevê-se que atinja os 100 por cento. Segundo a unidade, o pacote de duas noites custa 560 euros por pessoa, com direito a dormida, jantar, ceia, música ao vivo e fogo de artifício. O diretor do Dona Maria, Luís Ferreira, lembra que a Serra da Estrela é um destino seguro para as famílias, com boa gastronomia, uma relação preço/qualidade que também ela é boa, e somando a tudo isso a oferta disponibilizada, tudo isso pesa para que muitos escolham a Serra como destino desta quadra.

Segundo outras unidades hoteleiras da Serra, o que se espera é que, sobretudo no Ano Novo, a capacidade esgote, face ao que tem sido a procura da região nesta altura em anos anteriores.  No grupo IMB Hotels, sediado na Covilhã, muitas unidades também já não têm disponibilidade, não obstante os preços até poderem não parecer convidativos. No H2otel, de Unhais da Serra, o programa de Ano Novo custa 1200 euros por pessoa, por três noites, mas há já muito tempo que não existem quartos disponíveis. O que também acontece no Natal.

No Hotel Puralã, duas noites na passagem de ano custam 420 euros por pessoa, mas a lotação também já está esgotada, tal como acontece no Natal. Na Guarda, os dois hotéis do grupo estavam com uma taxa de ocupação, esta semana, superior a 70 por cento no Natal, mas ainda havia quartos disponíveis tanto no Hotel Lusitânia como no Versatil (antigo hotel Vanguarda). Para o fim de ano, o Lusitânia já estava esgotado, mas no Versatil ainda existiam alguns quartos disponíveis.

Ainda na Serra da Estrela, na antiga Varanda dos Carqueijais, hoje batizado de Lam Serra da Estrela, do grupo Flagworld Hotels, ainda existiam vagas quer para o Natal quer para o fim de ano. Na consoada, a taxa de reservas ainda andava nos 70 por cento, por um programa que inclui jantar para duas pessoas, por 155 euros, mas espera-se que até ao fim-de-semana a lotação fique completa. Já no réveillon, uma noite em quarto duplo custa 510 euros, com direito ao jantar, ceia, animação e brunch do dia seguinte, também ainda tinha disponibilidade esta semana, embora também se acredite que haja um aumento da procura no decorrer dos próximos dias.

Na Pousada da Serra da Estrela, antigo Sanatório, uma pesquisa no site para a noite de Ano Novo dá como mensagem de retorno que “não temos o que procura. Inscreva-se na nossa lista de espera. Informá-lo-emos quando tivermos disponibilidade para as suas datas ou se tivermos algum cancelamento”.

Por toda a região existem ainda outras alternativas, a preços mais convidativos, como é o caso da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, com preços 208 em quarto duplo para duas pessoas, por três noites, mais animação e jantar pagos à parte, por 60 euros, ou camaratas de oito camas, a 25 euros cada, e refeições a cerca de 20 euros.

Há ainda unidades mais pequenas na região (Belmonte ou Manteigas, por exemplo), pensões ou alojamento local, que apesar da elevada procura nesta altura do ano ainda têm alguma oferta disponível para quem escolha a Estrela para festejar o nascimento de Jesus, ou a entrada num novo ano.

FOTO: Gonçalo Poço

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã