Autárquicas já mexem

Já há candidatos definidos na Beira Interior
1
326

O PSD divulgou na passada semana uma lista com cerca de 100 candidatos à diversas autarquias do País, entre os quais alguns na Beira Interior, onde a cerca de meio ano do acto eleitoral já se sabe, nalguns concelhos, quem irá a “jogo”.

Os sociais-democratas, no distrito de Castelo Branco, confirmaram os nomes de Paulo Fernandes, numa recandidatura ao Fundão, embora o mesmo já tenha dito que, apesar de agradecer a confiança do partido em apoiar a recandidatura de todos os autarcas eleitos, será ele a “decidir se sou ou não candidato à Câmara do Fundão. Serei eu a anunciá-lo e sempre em primeira linha aos fundanenses” disse ao JF.

Além de Paulo Fernandes, o PSD também anunciou a recandidatura de Fernando Jorge, actual autarca de Oleiros (desde 2013), que também ele se mostrou surpreendido pelo anúncio. “É no mínimo um abuso de confiança, que lamento, pois antes de se anunciar o nome de alguém deve ser dado conhecimento ao próprio, mas demonstra a forma de “dialogar” de determinados políticos”, afirma em comunicado o autarca de Oleiros. “Muito estranho esta divulgação, pois ninguém comigo contactou nem a ninguém disse que era recandidato”, assegura. “Entendo que a Direcção Nacional do PSD sabe mais da minha vida do que eu próprio” remata.

Também o nome de Ricardo Aires, actual presidente de Vila de Rei, é dado como certo pela direcção nacional do PSD.

Já no distrito da Guarda, António Machado (Almeida), Carlos Ascenção (Celorico da Beira), Luís Tadeu (Gouveia) e Rui Ventura (Pinhel) são os autarcas que o PSD garante que concorrem a novo mandato. Neste distrito, porém, foi já confirmado o candidato a Manteigas, Nuno Soares, que irá, à partida, bater-se com o actual autarca, Esmeraldo Carvalhinho, que deverá concorrer a novo mandato pelo PS.

José Gameiro é candidato à Idanha

Uma das novidades é a confirmação da candidatura do presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa, José Gameiro, à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Gameiro, que tem sido um dos rostos da luta pela reposição das SCUT’s na Beira Interior, encabeçará a lista do Movimento por Todos (MPT), tendo já feito a sua apresentação na passada segunda-feira, 8.

Em comunicado, é frisado que “surge a possibilidade de apresentar às gentes do município de Idanha uma nova visão política”, com um movimento que procura “representar todos os cidadãos, dar-lhes voz e conseguir levar as suas ideias avante. José Gameiro promete “devolver a Idanha-a-Nova a voz de todos os munícipes”. Recorde-se que o empresário é natural do concelho idanhense.

Como opositor está confirmado o actual autarca, Armindo Jacinto, pelo PS, que já anunciou que apresenta a candidatura “Idanha solidária” no próximo dia 23 de Abril, no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, em formato presencial e online. Um evento adiado de Fevereiro para Abril face à pandemia.