CIM entrega 15 unidades móveis de saúde

Amanhã, na Guarda, aos municípios da região
0
394

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) tinha agendada para esta quarta-feira, 3, na Guarda, a entrega de 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território.

Com a atribuição das viaturas, a CIM-BSE, presidida por Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, pretende “implementar e reforçar o acompanhamento de proximidade, permitindo o acesso a serviços de saúde e de apoio social com qualidade a utentes com acesso mais limitado” e contribuir “para minimizar as diferentes fragilidades e assimetrias existentes”.

A CIM-BSE refere em comunicado que a iniciativa também “irá contribuir para o reforço da rede de infra-estruturas de saúde, nomeadamente na prestação de cuidados de saúde domiciliários primários, cuidados paliativos e doença mental”. “Numa óptica de prevenção, as UMS poderão ainda ser utilizadas em acções educativas nas áreas da toxicodependência, comportamentos de risco, saúde alimentar, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, de acordo com as necessidades identificadas”, acrescenta.

As viaturas eléctricas estão devidamente identificadas e encontram-se equipadas com nebulizador ultrassónico portátil, aspirador de secreções, monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro, aparelho de eletroestimulação portátil, andarilho, pedaleira e mala térmica.  Contam, ainda, com instalação eléctrica na bagageira e quatro portas USB, espaços de arrumos, recipiente fechado para colocação dos resíduos hospitalares de grupo de risco III e Grupo IV, recipiente para colocação dos dispositivos médicos reutilizáveis e suporte para antissético líquido das mãos e papel de limpeza.

A CIM-BSE adianta que a utilização das UMS ficará a cargo dos municípios e dos respectivos centros de saúde, mediante a assinatura de dois protocolos entre aquela entidade, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Unidade Local de Saúde da Guarda e as 15 câmaras municipais.

A aquisição das 15 unidades foi feita no âmbito de uma candidatura financiada pelo Programa Operacional Centro 2020, designada “Unidades móveis de saúde para o território CIM-BSE”, com um investimento total 612.079 euros e uma comparticipação em 85 por cento pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A CIM-BSE, que tem sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Comments are closed.