Procurar
Close this search box.

Conferência internacional sobre “Cultura. Território e Desenvolvimento” em Idanha-a-Velha

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) vai organizar entre quinta-feira e sábado, na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, distrito de Castelo Branco, uma conferência internacional sobre “Cultura. Território e Desenvolvimento”, foi hoje anunciado.

A DRCC pretende “promover uma discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios, tendo como pano de fundo a competição, que se avizinha em Portugal, para selecionar a Capital Europeia da Cultura 2027”.

A DRCC refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que a conferência internacional visa “compartilhar visões para o território à escala internacional, colocando a cultura no centro do debate”.

Serão apresentados “casos inspiradores, nacionais e internacionais, no que diz respeito à conceção, desenvolvimento e gestão de visões e políticas culturais para as cidades e as regiões, desenvolvimento de públicos e estratégias de internacionalização, com especial relevo para as experiências das Capitais Europeias da Cultura e também para a criação de redes, nomeadamente as Cidades Criativas da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura”.

A conferência internacional irá abordar as temáticas interdependentes de políticas culturais ao nível local e regional; estratégias e visões para o desenvolvimento das cidades; desenvolvimento de públicos e lógicas participativas; dimensão Europeia e internacionalização dos territórios; o impacto e a sustentabilidade das políticas culturais.

Segundo a DRCC, a iniciativa reúne cerca de 30 especialistas, nacionais e internacionais.

A fonte adianta que os dois primeiros dias (quinta-feira e sexta-feira) são dedicados a trabalhos técnicos e decorrem na igreja de Idanha-a-Velha, enquanto o último dia (sábado), é dedicado ao conhecimento do território com visita guiada às aldeias históricas de Sortelha, Belmonte e Monsanto.

A secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, fará a abertura dos trabalhos, pelas 15:00 de quinta-feira, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, fará o encerramento, pelas 17:45 de sexta-feira.

A conferência é organizada pela DRCC, com o apoio do município de Idanha-a-Nova, do Turismo Centro de Portugal e da Associação das Aldeias Históricas de Portugal.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã