Uma em cada três mulheres, no planeta, será “agredida ou violada” durante a sua vida. Uma estatística “avassaladora” que a Coolabora, cooperativa de intervenção social, que tem como área de abrangência os concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, assinala amanhã, sexta-feira, 14, Dia dos Namorados, com a campanha One Billion Rising, lançada em 2012 e que é a “maior campanha global para acabar com a violência contra as mulheres”.
Na Covilhã, este dia é assinalado, desde a sua criação, pela Coolabora. De manhã, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, com a dinamização por parte da equipa da Coolabora de jogos educativos para várias turmas do 9º ano e que pretendem que estes e estas estudantes “reflitam sobre a violência no namoro.” À tarde, pelas 18 horas, a Coolabora abre as portas à comunidade que convida a juntar-se num minuto de dança coletiva contra a violência machista.
A Coolabora, uma organização não governamental criada na Covilhã, também assinala na sexta-feira, 14, o seu 17º aniversário convidando as pessoas e organizações que a acompanham desde 2008 ou que neste percurso se cruzaram com ela, a “juntarem-se à celebração”, que acontece na sua sede, junto ao Jardim Público, pelas 18 horas, com música, dança, um bolo de aniversário.