Covilhã apresenta oito propostas ao PRR

Objectivo é melhorar o Plano de Recuperação e Resiliência
0
260

O município da Covilhã apresentou oito propostas de alteração ao Plano de Recuperação e Resiliência, “para melhorar a qualidade dos documentos” e que o presidente considera “essenciais para o desenvolvimento da nossa região”.

Na última reunião pública camarária, realizada na sexta-feira, 26, Vítor Pereira apresentou as propostas que acentua serem “concretas” e “vão ao encontro dos objectivos gerais do plano”: contribuir para a recuperação económica do País após a pandemia com projectos estruturantes para a resiliência da economia portuguesa, transição digital e transição ambiental.

O autarca propõe, no domínio da saúde, “o reforço de valências dos serviços de saúde”, considerando que “estas unidades devem oferecer um serviço articulado ao nível de um hospital central”.

A criação de uma rede de transportes públicos no Interior, com tarifários, cobertura do território e horários que respondam às necessidades da população é outra das sugestões apontadas

A construção do teleférico de ligação à Torre é também assinalada, assim como obras na rede ferroviária que reduzam os tempos de viagem e a criação de uma rede que permita a ligação regular a Madrid.  Vítor Pereira menciona também como fundamental a cobertura de fibra, ou rede 5G, em todo o território, inclusive nas localidades “mais remotas”.

O presidente da Câmara da Covilhã destaca ainda a “desmaterialização da administração local” e a “criação de unidades móveis de atendimento”, que agilizem o relacionamento entre cidadãos e a administração local. O edil pretende ainda ver concretizado um plano de mobilidade intraconcelhos e interconcelhos, com o objectivo de reduzir o tempo das viagens das freguesias mais distantes da sede de concelho e entre concelhos.

A recuperação ambiental das Minas da Panasqueira e o aproveitamento turístico do património mineiro é a oitava proposta mencionada por Vítor Pereira.

(Notícia completa na edição papel)

Comments are closed.