Procurar
Close this search box.

Covilhã homenageia “os seus” após dois anos de pandemia

Maria Helena Quaresma, Correia Saraiva (já falecido), Gabriel Raimundo, António Rodrigues Assunção, Rui Marques, João de Jesus Nunes, Elias Riscado, João Gomes, Francisco Geraldes, José Gonçalves, António Luciano e José Manuel Amarelo. São estas as 12 personalidades concelhias que na próxima quinta-feira, 20 (Dia da Cidade), a Câmara da Covilhã vai agraciar, com um “atraso” de dois anos, provocado pela pandemia. É que estes nomes já tinham sido anunciados para Outubro de 2020, mas depois, a covid-19 quase “parou” o País, e por isso, a cerimónia foi adiada, realizando-se agora.

O programa de comemorações dos 152 anos de elevação da Covilhã a Cidade já se iniciou (ver programa anexo), mas terá na sessão solene de quinta-feira, 20, á tarde (15 horas), no Salão Nobre da autarquia, um dos momentos altos.

Serão agraciados Maria Helena Quaresma, operária e, desde há vários anos, presidente da Associação de Reformados da Covilhã; Correia Saraiva, que faleceu a 20 de Maio de 2021, que recebe a medalha a título póstumo pelo seu trabalho ligado a diversas instituições da cidade, como as Conferências S. Vicente Paulo; Gabriel Raimundo, a título póstumo, natural do Tortosendo, “um antifascista”, que esteve exilado em Paris e “deixou obra literária digna de registo” segundo o autarca covilhanense, Vítor Pereira;  António Rodrigues Assunção, professor aposentado (colaborador do NC); Rui Marques, jovem empresário; João José de Jesus Nunes (outro colaborador do NC), homem ligado aos seguros e com vasta obra literária, que escreveu a história do Sporting da Covilhã; Elias Riscado, presidente do Grupo Desportivo da Mata; João Gomes, obstetra do CHUCB; José Gonçalves, Coronel da GNR e que fez grande parte da carreira na região e foi um dos impulsionadores da Brigada de Montanha da GNR; Francisco Geraldes, homem ligado à cultura e ao património; D. António Luciano, Bispo de Viseu, que, durante muitos anos, esteve na região;   e José Manuel Amarelo, “um homem do povo”, que esteve ligado ao associativismo e á criação de uma entidade de ajuda á recuperação de alcoólicos.

Todos os homenageados vão receber a Medalha de Mérito Municipal na categoria prata.

Pela manhã, às 10 e 15, tem lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã