Procurar
Close this search box.

Festival de Ciência para dinamizar a região

Edição da Noite Europeia dos Investigadores decorre na próxima semana com atividades na Covilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco

A Universidade da Beira Interior (UBI) organiza, entre segunda-feira, 25, e sexta-feira, 29 mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores. A iniciativa conta com um Festival de Ciência, que vai dinamizar espaços na Covilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco.

Segundo a UBI, estima-se que a atividade conte com 300 participantes e mais de 50 investigadores. O Festival de Ciência U*NIGHT “é uma oportunidade para que a comunidade da região – das crianças aos adultos – conheça de forma simples o papel da investigação na vida de todos os dias” explica a instituição.

As atividades pretendem “organizar eventos públicos à escala europeia, mostrando a diversidade da ciência e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora, desfazendo mitos e focando temas importantes da atualidade, como a inclusão e a sustentabilidade, as alterações climáticas, a cidadania europeia, o mundo digital e novas tecnologias, a saúde e a doença”.

Durante os quatro dias, das 15 às 19 horas, a estação de caminhos-de-ferro da Covilhã recebe a atividade “Artes no Cais”, que inclui uma exposição de projetos dos alunos de Arquitetura, Cinema, Design Multimédia, Design Industrial e Design de Moda, assim como sessões de cinema ao ar livre e experiências de luz e som.  No mesmo espaço vai decorrer, também, a iniciativa “Ciência a Bordo”, onde alunos das escolas da região vão participar em atividades de divulgação da ciência, em viagens a bordo do comboio Covilhã-Guarda-Covilhã e Covilhã-Castelo Branco-Covilhã.

De 26 a 29, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18, está patente na Galeria António Lopes uma “Mostra de Ciência e Tecnologia”, onde vão decorrer atividades práticas em colaboração com os cursos de Engenharia Eletromecânica, Engenharia Informática e Ciências do Desporto.

No dia 29, às 17 horas, o NATA Lisboa-Covilhã recebe a “Maratona da Investigação”, um conjunto de conversas sobre diversos temas científicos, abordados pelos investigadores da UBI.

Às 20:30 horas do mesmo dia, inicia-se a “Caminhada Científica” até à Praça do Município, uma atividade que “promete reunir associações socioculturais da Covilhã e as Unidades de Investigação da UBI, promovendo ao longo do percurso, a interação entre os investigadores e a população e a discussão à volta de temas científicos que despertam a curiosidade e interesse do cidadão comum”, explica a UBI.

O encerramento do Festival será às 21:30 de dia 29, com o espetáculo do humorista Carlos Vidal, “A Ciência é um Espetáculo”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã