Idosos da Boidobra e alunos conversam ´online` para mitigar a solidão

Projecto une Cerzir Afetos à Escola Quinta das Palmeiras
0
181

A Cerzir Afetos, Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) localizada na Boidobra, promove, em colaboração com a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, as “Conversas com Afectos”, com o objectivo de atenuar a solidão dos idosos, em especialmente em período de pandemia.

A Cerzir Afetos explica, em comunicado, que tendo em conta que “a proximidade emocional é um dos pilares fundamentais” da sua acção, está a dinamizar a actividade através “de uma intervenção completamente segura, respeitando as normas que a pandemia exige”, através da qual disponibiliza aos idosos equipamento informático e apoio técnico, permitindo que “desenvolvam um diálogo orientado com alunos e professores da referida escola”.

Segundo a Cerzir Afetos, a iniciativa “está a superar as melhores expectativas”, tendo em conta “a importância da companhia que os intervenientes fazem aos idosos que se encontram a viver sozinhos”.

De acordo com a IPSS, “há espaço para os idosos falarem dos momentos mais marcantes das suas vidas, das suas preocupações, propiciando-se mesmo a troca de conselhos intergeracionais, numa interação recheada de respeito, carinho, admiração e curiosidade”.

A instituição acentua que também os alunos beneficiam de aprendizagens no âmbito “do seu sentido cívico, conhecem a evolução socio cultural da região e desenvolvem valores tendo como inspiração as histórias de vida dos idosos”.

Comments are closed.