

Livro de Frei Heitor Pinto com 404 anos encontrado na Holanda
Um livro do teólogo, filósofo e escritor covilhanense Frei Heitor Pinto, datado de 1615, terá sido encontrado numa loja de artigos em segunda mão em Leiden, Holanda, e foi trazido à Covilhã por Carlos Fortes, emigrante que garante querer deixá-lo num local ligado ao autor.
“In Ezechielem Prophetam Commentaria” são comentários sobre o texto bíblico, escrito em 1568. A edição em causa é posterior à morte de Frei Heitor Pinto, que se presume ter nascido na Covilhã, em 1528, e falecido em Toledo, em 1584.
Ao NC Carlos Fortes conta que a obra, escrita em latim, foi encontrada, no dia 11 de Novembro, por um amigo holandês, que lhe a mostrou. O emigrante, artista de rua, admite nunca ter ouvido falar do autor, mas conta ter ido pesquisar e percebido a associação de Frei Heitor Pinto à Covilhã e a Coimbra.
Depois de a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra ter manifestado interesse numa doação, sem qualquer retribuição, dirigiu-se à Covilhã, onde contactou a Câmara Municipal e pediu mil euros pela obra, mas lamenta ter-lhe sido comunicado, pela funcionária com quem conversou, que “o município não poderá adquirir o livro apresentado”.
Ao NC Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da Cultura, explica que a funcionária que falou com Carlos Fortes lhe propôs que deixasse o livro para ser avaliado e verificado o seu valor, mas o emigrante na Holanda não terá aceitado.
(Notícias completa na edição impressa do NC).
Ana Ribeiro Rodrigues
Muito agradecido estou por haver publicado esta notificação no Noticias da Covilhã tal como eu lhe pedi pois essa foi a minha meta , dar a entender que tal Obra Voltou ao Lar depois de muitos caminhos e secúlos percorridos … / … to be continue …/…