Procurar
Close this search box.

Misericórdia da Covilhã lança concurso de 2,3 ME para requalificar antigo hospital

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã lançou concurso público no valor de 2,3 milhões de euros para a adaptação do antigo hospital em estrutura residencial para idosos (ERPI), num projecto centrado nas demências.

A abertura do concurso foi publicada em Diário da República e determina um período de 60 dias para a apresentação de propostas, enquanto o prazo de execução da obra é de 19 meses.

Aprovado no âmbito da Medida “Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais” do Programa de Recuperação e Resiliência, este equipamento pretende assegurar uma resposta mais especializada na área da demência e terá capacidade para 74 utentes, segundo anunciou a Misericórdia da Covilhã numa nota publicada na página oficial das redes sociais. “Estamos, passo a passo, a reconstruir a forma de pensar e actuar no processo de envelhecimento e nas demências, em particular. Vamos construir uma resposta de excelência, na cidade da Covilhã – uma residência sénior, com serviços específicos, para 74 pessoas com doenças neurodegenerativas”.

A informação detalha ainda que serão criados 32 novos postos de trabalho directos.

“Pretendemos criar uma unidade residencial, uma resposta integrada e específica para a pessoa com doença neurodegenerativa em particular, de forma a maximizar a sua qualidade de vida, autonomia, independência e segurança”, descreveu aquela instituição, que tem como provedor Neto Freire. Segundo está descrito, “a par do desenvolvimento de uma intervenção farmacológica, será desenvolvida, nesta residência, uma outra vertente não-farmacológica, que prevê o conjunto de intervenções que visam maximizar o funcionamento cognitivo e o bem-estar da pessoa”. “Será priorizada a intervenção baseada na estimulação cognitiva e sensorial, tais como a terapia de validação, a musicoterapia, a terapia das reminiscências, a risoterapia, ‘snoezelen’, a aromaterapia, entre outros”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã