Procurar
Close this search box.

Novo sistema de mobilidade lançado em Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco lançou esta semana um novo sistema de mobilidade, que conta com uma nova marca, uma nova concessão do serviço público de transportes e uma frota mais segura e eficiente.

“De forma a garantir a mobilidade e a promover o acesso aos serviços essenciais, a Câmara de Castelo Branco arranca com a nova concessão do serviço público de transporte de passageiros regular. A frota surge mais segura, mais eficiente, mais sustentável, mais cómoda e climatizada”, refere a autarquia liderada por Leopoldo Rodrigues, em nota de imprensa.

A autarquia adianta que o novo sistema terá a designação de “MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco”, que surge da síntese da marca do município e dos caminhos que conduzem ao coração da península ibérica. “O primeiro elemento simboliza a identidade e a coesão entre as freguesias que dela fazem parte, o segundo elemento representa as linhas efetuadas pelos novos serviços de transporte”, é detalhado.

No que concerne aos serviços, será reforçada a oferta nos serviços urbanos de Castelo Branco, com a conceção de uma linha circular, estabelecendo a ligação dos bairros ao centro da cidade, com três circulações em dias úteis entre as 19 e as 23 horas, no período de Inverno, e até às 00:00, durante o Verão. Além disso, será disponibilizado “um novo título de transporte de assinatura mensal (passe), combinando os serviços de linha – realizados entre as freguesias e a cidade de Castelo Branco – com os serviços urbanos e concedendo um desconto de 30 por cento sobre o valor dos serviços urbanos”.

A autarquia sublinha ainda que a informação ficará disponível ao munícipe através de uma página na internet e de uma aplicação para telemóvel, passível de agregar informação relativa a mapas de rede, apoio ao cliente, tarifários, horários e contacto.

Além deste sistema, é também implementado um projecto-piloto denominado “Transporte Público Flexível”. “Esta modalidade caracteriza-se por ser adaptável às necessidades dos utilizadores. Será efectuado em táxi ou por veículos próprios do município, facilmente identificáveis através de um dístico. Visa ser implementado no concelho de Castelo Branco, entre o dia 1 de Julho e o dia 16 de Setembro de 2022 (período de oferta não escolar), para complementar a rede regular de transporte público de passageiros em zonas onde a procura é reduzida”. Segundo o comunicado, “perspectiva-se que o concelho de Castelo Branco tenha serviço de transporte público flexível em todo o concelho no ano de 2023”.

“Esta proposta permite anular algumas das carências do transporte público de passageiros nas zonas mais isoladas do nosso território, assegurando uma maior coesão territorial”.

De acordo com a informação, para a primeira fase foram definidos três circuitos (Salgueiro do Campo/ Rochas de Cima; Sarzedas/ Maxial do Campo; Aboboreira/ São Domingos Cruzamento), com paragens, dias e horários definidos.

“Cabe ao munícipe desencadear a viagem, através do número de telefone 800 272 000 até às 15 horas da véspera do dia em que pretende viajar. O serviço de transporte flexível recolhe o passageiro mediante reserva antecipada. O tarifário aplicado é similar ao do transporte público colectivo rodoviário de passageiros (bilhete simples e meio bilhete), cujo valor varia mediante a distância percorrida”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã