Procurar
Close this search box.

Novos testes rápidos no hospital

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a realizar testes rápidos para diagnóstico da covid-19, que permitem obter resultados em apenas 45 minutos.

Em comunicado, o CHUCB explica que a tecnologia que permite processar com “grande celeridade amostras de zaragatoa é particularmente importante porque, ao melhorar os tempos de resposta, ajudará a aliviar a pressão exercida em situações de maior afluência aos serviços de saúde”. A informação aponta ainda a relevância destes testes para os “casos em que a rapidez de diagnóstico é fundamental”, de modo a garantir a segurança de doentes e de profissionais de saúde.

“A realização destes testes rápidos pelo método RT-PCR vai analisar a presença de covid-19 em secreção respiratória e será aplicada em situações especiais, tais como grávidas com parto iminente sem diagnóstico conhecido de covid-19, cirurgias e exames emergentes e ainda outras situações referenciadas como tal”, detalha.

Segundo o referido, desde o início da pandemia, já se realizaram naquela unidade de saúde mais de dois mil testes de diagnóstico à covid-19.

Câmaras de protecção para intubação

O CHUCB recebeu também do movimento “Todos por quem cuida” cinco câmaras de protecção profissional, para abordagem da via aérea (intubação de doentes), que visam maior segurança quer para doentes, quer para profissionais de saúde.

Equipamentos que “vão fazer a diferença, muito em particular nesta fase em que nos estamos a preparar para, gradualmente, recuperar a nossa capacidade de resposta também aos doentes não covid-19” frisa a unidade hospitalar em comunicado.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã