Procurar
Close this search box.

Padre Agostinho Rafael vai hoje a enterrar

Vai esta segunda-feira, 31 de Agosto, a enterrar, o padre Agostinho Nascimento Rafael, que durante cerca de 40 anos foi pároco na cidade.

O falecimento do sacerdote, natural de Vales do Rio, aconteceu no domingo, 30, após um longo período de doença.

O sacerdote, de 82 anos, foi ordenado a 30 de Julho de 1961 por D. Policarpo da Costa Vaz, bispo da Guarda e iniciou o seu ministério sacerdotal como prefeito no Seminário Maior da Guarda, onde esteve até 1966.

Foi depois foi nomeado pároco do Teixoso onde permaneceu até 1968 e dali exerceu as funções de professor no extinto Externato de Nossa Senhora de Fátima, Manteigas, onde colaborava pastoralmente com então pároco padre Terrinha, de 1968 a 1980.

Em 1980, D. António dos Santos nomeou-o pároco de São Martinho da Covilhã, tendo vindo a assumir outras responsabilidades como São José dos Penedos Altos e Santa Maria Maior. Assumiu, por isso a conclusão das obras da construção da Igreja da Santíssima Trindade, na zona da estação da Covilhã, da paróquia de Santa Maria, concluídas em 13 de Setembro de 2009.

Do seu legado de quatro décadas de entrega à cidade da Covilhã fica a grande colaboração e o contributo para a renovação litúrgica através da música.

Compositor de música litúrgica viu a sua obra ser reunida em 2018 num livro com as suas partituras, criadas desde 1960 a 2018, intitulado “Glória e Louvor – Cânticos para a Liturgia”.

Foi pároco de São Martinho até Outubro de 2017, e após esse múnus continuou a colaborar activamente na Igreja de Santa Maria Maior, São Martinho, Santo André da Boidobra e Santa Maria Madalena do Peso e Vales do Rio, de onde era natural.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, em Vales do Rio. A missa de sufrágio, após a despedida no cemitério, será presidida pelo bispo da Diocese da Guarda D. Manuel Felício.

A missa de sétimo dia celebra-se na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia de S. Martinho, que o padre Rafael serviu durante cerca de 40 anos

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã