Passos Morgado e Carlos Melo homenageados no Dia da UBI

Amanhã, sexta-feira, 30
0
557

O primeiro reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Cândido Passos Morgado, e Carlos Melo Gonçalves, antigo aluno da instituição, durante muitos anos responsável pelos Serviços Académicos e mais recentemente chefe de gabinete do actual reitor, vão ser homenageados no Dia da Universidade, que se assinala amanhã, sexta-feira, 30.

Para as 10h está agendada a inauguração, no claustro da Reitoria, do busto dedicado ao reitor emérito da UBI, Passos Morgado, a que se segue a apresentação do retrato do actual reitor, António Fidalgo, da autoria de Artur Ramos.

Cândido Passos Morgado dirigiu o Instituto Universitário da Beira Interior a partir de 21 de Agosto de 1980 e manteve-se no cargo com a transição para universidade (em 1986), até 19 de Janeiro de 1996, quando foi substituído por Manuel Santos Silva.

Às 11h é descerrada a placa, na Biblioteca Central (junto ao Polo I), que dará o nome a uma sala, em homenagem a Carlos Alberto Melo Gonçalves, falecido este ano.

Carlos Melo foi aluno do Instituto Politécnico da Covilhã e da UBI. Nomeado director dos Serviços Académicos em 1990, permaneceu no cargo até 2014, ano em que foi nomeado chefe de gabinete do reitor.

Em comunicado, a instituição frisa que “deixa como legado a redacção de estudos, projectos e pareceres diversos com vista à melhoria de serviços”. A UBI enaltece também, na mesma nota, “o contributo que deu na Comissão para a elaboração dos Estatutos da UBI (1989), comissões para elaboração de propostas de criação de novos cursos e respectiva adequação para o processo de Bolonha”, além de ter integrado diversas associações, entre as quais a AUBI – Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior.

A sessão solene que assinada os 35 anos da UBI tem início às 15h, no anfiteatro das sessões solenes, e decorre com restrições, para evitar a propagação da covid-19, que manteve a universidade encerrada desde Janeiro até dia 19 de Abril.

A cerimónia, com a intervenção do reitor, que em breve passará o testemunho a Mário Raposo, será transmitida através da Internet, no canal do YouTube da UBI. Estão ainda previstas as intervenções do presidente da Associação Académica e do presidente do Conselho Geral.

Os funcionários que completam 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de Abril deste ano vão receber medalhas e serão outorgadas cartas de agregação, distribuídas cartas doutorais e diplomas e será entregue o prémio VitalMobile – Gonçalo Belo.

Comments are closed.