É, segundo a Câmara da Covilhã, a “maior festa de inverno do concelho”, e contribui para “valorizar e atrair visitantes” à vila do Paul. A tradicional Festa da Santa Bebiana, no Paul, sai, como é hábito nesta altura do ano, à rua entre hoje sexta-feira, 29 de novembro, e domingo, 1 de dezembro, com muita animação, alegria, dança e a emblemática Procissão Chocalheira e Sermão Bebiano.
Numa organização da Casa do Povo do Paul, em parceria com a Junta de Freguesia do Paul, Câmara Municipal da Covilhã e com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal, esta festa celebra este ano 18 edições e “já se afirmou como a maior e mais antiga festa de inverno do concelho” segundo a autarquia. Entre os momentos marcantes da celebração, destacam-se a Procissão Chocalheira e o Sermão Bebiano, que terão lugar no sábado, 30, às 22 horas, no tradicional Largo da Praça do Paul.
Este ano, o evento também conta com a presença de dois artistas em residência, que estão a preparar as atrações mais esperadas da festa. As atividades incluem danças e jogos tradicionais, percursos sonoros pelo património, oficinas manuais ligadas ao têxtil, o concurso da melhor jeropiga artesanal, entre outras atividades.
Na sexta-feira, às 22 horas, o concerto de CRUA inaugura a receção da padroeira, conhecida como a Chegada da Santa, que marca a abertura oficial do recinto e das festividades.
No sábado, 30, após o Sermão, realiza-se um concerto, com Sebastião Antunes & “A Quadrilha”, seguido de baile com os TradBalls. No domingo, dia 1 de dezembro, às 14 horas, decorre o Mercado Transumante, com antiguidades e artigos de segunda mão.
A famosa jeropiga irá a concurso no sábado à tarde, com a mediação da Quinta dos Termos para apurar vencedores que se encontram pela festa e também pela região.
“O caráter tradicional da animação de rua – com música, teatro e dança – invadirá as ruas e ruelas da freguesia, onde se petisca à mesa, se dança nos largos, se brinda à volta do fogo e se celebra a companhia. Mercadores, artesãos, músicos, dançarinos, atores, foliões, pregadores, sonhadores e pensadores são todos convidados a unir-se para brindar juntos ao frio, à jeropiga, à transumância e à amizade” explica a organização.
Por fim, a famosa carroça-instalação sonora, BEBIcleta TribIANA, percorrerá toda a freguesia, da alvorada à recolhida, “alertando os distraídos para a magia do evento.”