Procurar
Close this search box.

Tapada das Cortes para classificar

A Direcção-Geral do Património quer classificar a Tapada do Dr. António, em Cortes do Meio, local que estava inserido num dos projetcos de construção de uma barragem na Serra da Estrela e onde estão duas casas de arquitectura rara.

O anúncio de abertura do procedimento, publicado na semana passada, em Diário da República, refere que a área de classificação inclui o sistema hidráulico e duas casas, em Covão do Teixo, na Serra da Estrela, no perímetro da freguesia de Cortes do Meio.

O pedido para a classificação de Sítio de Interesse Público foi suscitado por um dos proprietários, Luís Alçada Baptista, com o objectivo de salvaguardar e evitar que a construção da denominada Barragem das Cortes colocasse em causa as casas, cujo interesse e mais-valias históricas são reconhecidas pela Ordem dos Arquitectos e por vários especialistas.

Contactado pela Lusa, Luís Alçada Baptista mostrou-se confiante de que o procedimento chegará a bom porto, pondo assim fim a um processo que se arrasta há mais de uma década, com uma série de decisões e “volte-faces”, “que não respeitavam as indicações técnicas”. Luís Alçada Baptista aponta ainda que, quando for aprovada, esta classificação vai “reforçar” as medidas de protecção do local, apesar de a questão da eventual construção da barragem naquele sítio já não se colocar, devido a questões que se prendem com a preservação da flora e dos habitats. O proprietário também pretende desenvolver um projecto de visitação ao espaço, para que as pessoas possam conhecer estas casas que foram construídas na década de 1960 e que são um dos raros exemplares da época, em Portugal, a dar corpo aos ideais do arquitecto Frank Lloyd Wright.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã