Procurar
Close this search box.

UBI investe 1,3 milhões para poupar na electricidade

A UBI está a investir 1,3 milhões de euros num plano de eficiência energética que visa reduzir significativamente os custos anuais com energia, anunciou na passada segunda-feira, 11, a instituição em comunicado.

A universidade refere que o projecto abrange oito edifícios da instituição e que uma grande parte das intervenções já está concluída, estando a ser instalados nesta altura sistemas fotovoltaicos de autoconsumo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Engenharia, Biblioteca Central, edifícios da 6.ª Fase e dos Serviços de Informática (ambos junto ao Polo I) e na Reitoria.

Citado no documento, o vice-reitor da área de Concursos de Docentes, Actos Académicos e Infraestruturas, Mário Raposo, salienta a importância da aposta na sustentabilidade para o futuro da UBI. “Com a utilização dos sistemas fotovoltaicos, que representam um investimento de 125 mil euros (+ IVA), prevê-se uma poupança anual estimada de 27 mil euros. Deste modo é possível alcançar o retorno do custo de instalação em cinco ou seis anos”, explica.

Além da instalação de painéis fotovoltaicos, estão ainda previstas outras intervenções, como a remoção de amianto, a colocação de materiais térmicos, a substituição de caixilharias e de caldeiras. A substituição de lâmpadas convencionais por LED e a introdução de sistemas de monitorização de consumos e auditorias energéticas também estão contempladas.

(Artigo completo na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã