Procurar
Close this search box.

UBI lembra “enorme contributo” de Adriano Moreira no seu desenvolvimento

A Universidade da Beira Interior (UBI) manifesta, em nota de pesar, publicamente, o seu “profundo pesar” pelo falecimento de Adriano Moreira.

A instituição recorda que sempre que algo lhe foi solicitado pela UBI, Adriano Moreira respondeu “sempre com a maior disponibilidade e empenho” e deu sempre, em virtude do seu grande domínio sobre assuntos de natureza científica, pedagógica e organizacional, “uma enorme contribuição para o desenvolvimento pedagógico e científico desta Universidade, sendo de salientar a importante colaboração na coordenação da obra “Luso-Tropicalismo – Uma Teoria Social em Questão”, conjuntamente com José Carlos Venâncio, Professor Catedrático da UBI, que no ano 2000 foi galardoada com o Prémio Gilberto Freyre pela Fundação Oriente.”

A UBI recorda ainda que atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa a Adriano Moreira em 30 de Abril de 2002, por proposta de José Carlos Venâncio, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo sido apadrinhado pelo antigo Reitor da Universidade do Minho, Lúcio Craveiro da Silva. “A Universidade da Beira Interior, na pessoa do seu Reitor, endereça as mais sinceras condolências à sua família e amigos” conclui.

Nascido em Grijó, Macedo de Cavaleiros, a 6 de Setembro de 1922, Adriano Moreira faleceu ontem, aos 100 anos. Entre muitos contributos, foi deputado à Assembleia da República, vice-presidente da Assembleia da República, presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, político, jurista, pensador e estadista e uma referência da democracia, sendo ainda fundador do CDS/PP. Segundo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um homem que dedicou “100 anos de vida a Portugal”.

O velório de Adriano Moreira decorre hoje, segunda-feira, 24, a partir das 20 horas, no Mosteiro dos Jerónimos, sendo a missa fúnebre amanhã, terça-feira, 25, às 12 horas, no mesmo local. O funeral será reservado á família.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã