Procurar
Close this search box.

UBI promove programa para sobreviventes de cancro da mama

Programa Mama Move decorre durante o ano letivo 2023/24

Melhorar a aptidão física e funcional através de um programa de exercício físico supervisionado direcionado para sobreviventes de cancro da mama é o objetivo do Mama Move.

A iniciativa é promovida pelo Departamento de Ciências do Desporto e pelo Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI) e decorre segundas, quartas e quintas-feiras das 17:30 e as 19:45 junto aos pavilhões desportivos da universidade, em Santo António.

O Mama Move permite, segundo a organização, “colmatar os efeitos secundários associados ao tratamento”, tais como, fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e a diminuição da qualidade de vida de forma geral.

“Além do condicionamento físico, a doença e os tratamentos acarretam amiúde efeitos cognitivos e emocionais com implicação direta na qualidade de vida dos pacientes e no desempenho de tarefas diárias, sejam laborais, pessoais ou sociais”, refere, em comunicado, a instituição.

Desse modo, o Departamento de Sociologia proporciona a oportunidade de participação num programa combinado com sessões de estimulação cognitiva que “pretende trabalhar, entre outros, os problemas de concentração e capacidade de raciocínio relatados por cerca de 25% dos sobreviventes do cancro de mama”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã