Procurar
Close this search box.

UBI quer alargar Faculdade de Ciências da Saúde e apostar na robótica

O reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Mário Raposo, anunciou a intenção de alargar a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), através da criação de um Complexo de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Cirúrgico e de Engenharia Biomédica que vai permitir dotar a instituição e o Centro Hospitalar de uma Sala de Robótica.

Mário Raposo deu conta dos planos de expansão na sua intervenção durante a visita do primeiro-ministro, António Costa, à UBI, em 25 de Janeiro, sublinhando que a universidade “está a trabalhar” nesse projecto.

Segundo o reitor, o Complexo de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Cirúrgico e de Engenharia Biomédica é “necessário para acompanhar a evolução tecnológica na medicina e a sua introdução na formação dos novos médicos”.

“Este complexo permitirá dotar a Faculdade de Ciências da Saúde e o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira de uma Sala de Cirurgia Robótica, necessária para melhorar e assegurar a segurança dos procedimentos cirúrgicos e a utilização de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, com consequências positivas numa recuperação mais rápida dos doentes”, enfatizou Mário Raposo.

Segundo o responsável máximo da UBI, prevê-se que a futura estrutura permita “o desenvolvimento de biomateriais para utilização nos campos da cirurgia robótica”.

Para concretizar a ideia, o reitor conta obter financiamento através dos fundos regionais do PT 2030, “na medida em que contribuirá para o melhor atendimento em saúde às populações do interior do país”.

Mário Raposo acrescentou que o alargamento da FCS tornará possível aumentar o número anual de novos alunos de Medicina dos actuais 145 para 190.

Na FCS da UBI são leccionados os cursos de Medicina, Farmácia, Ciências Biomédicas e Optometria, de acordo com a informação transmitida pelo responsável da universidade.

O reitor acentuou que as instalações estão com a sua capacidade “totalmente lotada”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã