Procurar
Close this search box.

UBI quer ligar-se ao Jardim da Goldra

Revitalizar o espaço e dar-lhe maior fruição. São estes, em suma, os objectivos do memorando de entendimento que a UBI e a Câmara da Covilhã assinaram na passada quinta-feira, 30 de Abril, na reitoria da universidade, relativo ao Jardim de Goldra, situado junto ao pólo I da instituição.

A parceria inclui, entre outros aspectos, a criação de uma ligação entre a parte de trás da biblioteca da instituição e o Jardim da Goldra. O projecto está delineado para a denominada “Avenida do Biribau” e visa tornar acessível a encosta que se vê a partir da esplanada da Biblioteca da UBI e que actualmente está sem qualquer aproveitamento. A obra também entronca em outros projectos que já estão delineados, designadamente a requalificação que o município quer fazer no próprio Jardim da Goldra ou a concretização de um novo edifício da UBI que deverá ser dedicado às artes cinematográficas.

“A ideia é tornar toda a zona acessível e com capacidade de mobilidade, permitindo a fruição do espaço, designadamente por parte dos estudantes”, refere o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira. A parceria vigora até 2022, mas, segundo o autarca, a obra irá avançar “tão rápido quanto possível”, sendo que a Câmara se compromete a concretizar os trabalhos, enquanto a UBI cede os terrenos. A intervenção vai ainda interligar-se ao projecto de requalificação que a Câmara da Covilhã quer levar a cabo no Jardim da Goldra e que poderá vir a incluir um anfiteatro ao ar livre. Para aquela zona está ainda prevista a construção de umas escadas que sirvam de alternativa ao elevador, sendo que esta deverá ser a primeira obra do conjunto de projectos a avançar.

Vítor Pereira frisa que espera que essa escadaria possa estar concluída antes do final do ano e lembra a importância deste conjunto de projectos para dar uma nova dinâmica àquela zona da cidade.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã